À redescoberta da Noruega no seu próprio carro

IMG_2152
Acordar na Noruega. Fotos Fátima Marques

Com Fátima Marques, na Noruega / O slogan “faça férias cá dentro” é uma boa opção de férias. Mas, para quem está habituado às longas viagens, fora de Portugal, o desafio que se impõe é sempre ir além, em nome da aventura e do conhecimento.

Para grupos muito restritos, uma alternativa é alugar um bom carro, naturalmente com um eficaz sistema de GPS, e fazer-se à estrada pelo velho continente e deslumbrante que é a Europa. De paragem em paragem, é possível conhecer bem as características de um determinado país europeu, travar familiaridade com a sua gente, dormir onde o cansaço pedir e partir quando a vontade o desejar.

IMG_2119Este é o desafio proposto por uma aficionada das viagens, Fátima Marques, que continua a fazer-se à estrada pela Noruega, ao longo de quinze dias de agosto, desfrutando do bom tempo e das belas paisagens nórdicas de um país em crescente desenvolvimento. Com tempo também para relatar ao Funchal Notícias esta aventura na estrada.

Os sinais de inverno – o grande óbice do país – ainda estão distantes – apesar da brisa bem fresca que já se nota.

É uma lição a forma empreendedora como os noruegueses anulam o desemprego, arriscam o investimento e recebem os estrangeiros. Um país de acorda cedo e deita-se cedo, sempre em progresso e com um custo de vida elevado.

IMG_2116
A paisagem escandinava com os seus regatos montanha abaixo.
IMG_2124
O grupo de madeirenses na redescoberta do fascínio da Noruega.

Merece ainda relevo a aposta que os noruegueses fizeram nas redes viárias, fazendo-as chegar ao que de mais belo têm do ponto de vista paisagístico. Também por este facto, a condução do turista torna-se segura e fácil. Obviamente que o desgaste existe mas atenua-se com a companhia, o desfrutar das belas paisagens e de tantos detalhes de uma natureza que parece eternamente virgem.

IMG_2130
Estradas que espelham o desenvolvimento nórdico.

A viagem prossegue, entre o sol e as nuvens, mas sempre com cenários por revisitar, com um encanto renovado. Para os amantes das viagens, há sempre energia para o recomeço de um dia à descoberta do mundo.