
A foto documenta uma visita ao hospital central do Funchal, hoje denominado Dr Nélio Mendonça, nos finais da década de 70. Numa altura em que o SESARAM está no topo da atualidade, com as mudanças na tutela da saúde, a atualidade da foto impõe-se, embora com outros protagonistas bem longínquos dos atuais.
O Primeiro Ministro, Almirante Pinheiro de Azevedo efetua uma visita ao Hospital do Funchal, uma estrutura exemplar para a época, na presença de Carlos Azeredo, Jaime de Freitas, Alivar Cardoso, e uma figura da administração, mais conhecida por Carlota.
Em 1976, o Hospital do Funchal – sim, aquele que hoje está velho, obsoleto e fora da vanguarda c- línica era visto como um hotel de cinco estrelas. Uma referência para o país. Os anos passaram e naturalmente ninguém resiste à velhice. Hoje apregoa-se a construção do novo hospital, em Santa Rita, num processo complexo, moroso e altamente dispendioso que nem o Estado quer formalmente assumir com dados concretos de financiamento. Como bem dizia o poeta da Nação, Camões, “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades…”
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




