Políticos com pedalada

Tranquada Gomes.Bruno Pereira

A Bruno Pereira e a Tranquada Gomes são reconhecidas qualidades de corredores de fundo na política. Desempenharam importantes cargos, durante muitos anos, na anterior era jardinista, um como vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal e diretor regional do Turismo, o outro como deputado.

Agora, no consulado de Miguel Albuquerque, voltam a destacar-se no pelotão da frente. Pereira é Director Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa e Tranquada preside à Assembleia Legislativa Regional, o principal órgão da autonomia. É caso para dizer que, em matéria de currículo político, a vida corre sobre rodas para estes dois ilustres do PSD-M.

É certo que ambos têm pedalada para muitas corridas, mas o Estepilha suspeita que o presidente do parlamento regional leva avanço em relação ao seu colega de partido. Não tanto por estar equipado a rigor nem mesmo por envergar a camisola amarela, como pode ver-se pela imagem capturada, uma destas manhãs, na ciclovia do Porto Santo. Será antes pela experiência e segurança acumuladas. Tranquada Gomes, reconhecido pela sua sagacidade política, sempre preferiu a estratégia consolidada às manobras de sprint. E os frutos estão à vista. Ganhou o reconhecimento por parte dos seus pares, de todos os quadrantes políticos, e conseguiu reunir consensos quanto a aspetos fundamentais relacionados com o funcionamento da Casa da Democracia.

O seu maior desafio, nos próximos tempos, será mesmo José Manuel Coelho. Resta saber se o presidente da Assembleia terá músculo suficiente para aguentar a exuberância e a imprevisibilidade do deputado do PTP.