Encontro casual de cónegos: uma Igreja em saída?

SONY DSC
Foto Rui Marote

São duas referências na Diocese do Funchal: o cónego Dias (à direita) e o Cónego Pita. Um encontro casual entre dois sacerdotes, na baixa da cidade, que têm uma vida dedicada a evangelizar os cristãos católicos madeirenses.

O cónego Pita, antigo Vigário Geral desta Diocese e responsável pela Paróquia de Santa Luzia, apesar da idade já pesar, continua ao serviço da Cúria Diocesana. O Cónego Dias é o responsável pela Paróquia de São Pedro,. também a braços com tantas solicitações de famílias carenciadas que, não encontrando resposta nos governos e noutras entidades, batem à porta da Igreja.

Bonito ver estes sacerdotes na rua, por entre a multidão, num encontro casual como bem registou a objetiva de Rui Marote. Aliás, o Papa cada vez mais considera necessário ter uma Igreja em saída, com os seus pastores também de saída em busca das ovelhas. Ficar apenas no templo à espera dos fiéis ou apenas celebrar as efemérides sacras não chega para mobilizar as pessoas, há que ir ao encontro do povo que sofre em silêncio e precisa de ajuda.

Uma missão evangelizadora e caritativa cada vez mais exigente e difícil nos tempos que correm. Mas, conforme dizia São Paulo, “Ai de mim se não anunciar o Evangelho”. (Coríntios).