Com a Madeira à flor da pele

tatuagem

Quem diz que os emigrantes têm a sua terra sempre no coração, é porque ainda não conhece este luso-descendente a residir nos Estados Unidos da América. O emigrante não é dos que se ficam apenas com as emoções à flor da pele quando o tema é a sua querida Madeira. Foi mais longe na expressão do amor e quis entregar-se de corpo e alma à ilha que lhe corre nas veias.

A tatuagem impressiona pelo tamanho e detalhe e comprova que o nome Madeira marca a vida de muita gente por esse mundo além. Até na carne.

Quando a saudade aperta, cada um lá saberá como aliviar o aperto no coração. Neste caso, a tinta e sangue, a ilha fica mais perto. Resta saber se a terra e os que a governam saberão ser gratos aos que, longe, lutam por se manter por perto.

A imagem foi captada por Duarte Rebolo, o apresentador da RTP-M e Antena 1, que se encontra em reportagem nos EUA, a convite da comunidade madeirense radicada em New Bedford, a recolher conteúdos para o programa “Atlântida”, que será  transmitido a 15 de agosto no canal regional e na RTP-Internacional.