Travessia Yudovin entre Faial e Pico (Açores)

Captura de ecrã 2015-08-3, às 10.15.46
O grupo ‘Nadar Açores’ num espaço de uma semana organizou duas travessias a nado no arquipélago açoriano, entre as ilhas de São Jorge e Pico (24 julho) numa distância entre ilhas de 21 kms, bem como, na sexta-feira passada (31 julho) entre a ilha do Faial e ilha do Pico, travessia denominada por “Yudovin” numa distância de 8 kms.
Na primeira travessia participaram um grupo de seis nadadores, cinco açorianos e o continental Miguel Arrobas, e na segunda travessia catorze nadadores, tendo participado nesta última travessia a nadadora madeirense Mafalda Freitas do Clube Naval do Funchal.
Em ambas as provas venceu o nadador Miguel Arrobas. A primeira chegou ao porto da Vila de São Roque após 5h25m e a segunda entre a praia do Horta e praia da Madalena venceu com o tempo de 1:43.12′, constituindo um novo recorde para o nadador luso.
A nadadora madeirense Mafalda Freitas que participou na travessia que foi ‘batizada’ com o nome do aventureiro David Yudovin, ficou na oitava posição com o tempo de 2:13.36′, participando ainda outra nadadora açoriana, Letícia Toste, tendo feito a travessia em 2:47.25′.
Lembre-se que depois destas participações, quer Miguel Arrobas quer Mafalda Freitas irão participar na travessia entre a ilha do Porto Santo (Ilhéu da Cal) e a ilha da Madeira (Ponta São Lourenço), numa distância de 40km, entre o dia 1 a 6 de Setembro, evento denominado por MIUS – Madeira Islands Ultra Swim.
O nadador nacional Miguel Arrobas, que mais travessias fez, destacando-se a do Canal da Mancha, Estreito de Gibraltar e Madeira/Desertas, explicou que “o nosso objetivo é divulgar a imagem de Portugal, trazendo turistas e nadadores que possam divulgar estas travessias, tentando lançar as bases para a constituição de uma estrutura de apoio a quem queira nadar entre as ilhas dos Açores, à semelhança do que ocorre no Canal da Mancha e no Estreito de Gibraltar. É mais uma forma de promover a economia local, associando-a ao turismo tradicional”.