Direção Regional da Juventude e Desporto e Instituto de Administração da Saúde assinam protocolo

juventude

A Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto (DRJD) celebra com o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM, um protocolo de colaboração amanhã, dia 4 de agosto, pelas 15h00, no Centro de Juventude do Funchal.

Este protocolo pretende consolidar uma cooperação institucional mútua no âmbito da execução das políticas de juventude, educação e saúde.

Esta conjugação de sinergias possibilitará a realização de vários projetos no âmbito da educação não formal com os jovens dos diversos concelhos da RAM, com vista à promoção da saúde e prevenção de comportamentos de risco.

Para o efeito, a DRJD disponibiliza os Centros de Juventude, enquanto infraestruturas de alojamento e de suporte a ações formativas, garantindo uma intervenção eclética junto dos jovens.

Paralelamente, esta parceria, de acordo com a tutela, terá um efeito multiplicador de ações de formação e de prevenção, através da realização de atividades lúdicas, culturais, desportivas e artísticas, em conjugação com outras entidades públicas e privadas com intervenção transversal na área da juventude e da saúde.

Este compromisso assenta num trabalho conjunto que tem sido desenvolvido entre a DRJD e a Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), nomeadamente através do “Programa Comunitário de Prevenção de Comportamentos de Risco na Adolescência”, o qual conta com a colaboração alargada de 23 entidades parceiras.

O enfoque deste projeto, definido num modelo bilateral de formação dirigido aos 43 técnicos do consórcio, possibilitou dar a conhecer novos modelos de ação implementados nos demais serviços, bem como desenhar atividades em conjunto.

Beneficiam destas ações cerca de 500 jovens abrangidos nas ações preventivas, que se encontram em curso e planificadas até ao final do ano.

A assinatura deste protocolo é assinalada igualmente com a entrega de certificados à equipa de técnicos ativos na área da juventude e saúde, que participaram neste projeto.