Rua Fernão Ornelas faz história na lambeca?

IMG_1058
Foto Rosário Martins

É sabido que a emblemática Rua Fernão de Ornelas é a mais central da cidade, pela sua história e pelo pulsar do seu comércio. Em tempo de crise, com lojas a fechar e outras a reabrir nesta histórica rua, quem chegou, viu e venceu – qual César! – são os empresários da lambeca Lorenzo.

O Estepilha não deixa de notar a multidão que se aglomera, no Largo do Phelps, numa improvisada gelataria, desde o menos ao mais letrado cidadão, grande e pequeno, a usufruir dos gelados ditos italianos e de sabor apetecível. Nem os chineses que vão dominando as ruas da cidade se conquistam tamanha adesão.

Mais abaixo da rua, houve uma tentativa de réplica com a abertura de outra gelataria, de investidor diferente, mas o sabor não é a mesma coisa. Então, ao fim da tarde, o Largo do Phelps é uma esplanada improvisada e ambulantes de madeirenses e turistas rendidos aos gelados.

SONY DSC
Foto Rui Marote

Além dos referidos estabelecimentos, eis que ecoa agora aos ouvidos do Estepilha a venda ambulante de “gelaadoooos!”. Espreita-se e não é que circula pela cidade um “bimotor”, numa parceria estudantes da UMa e Olá, para levar o gelado à sede do cliente.

É caso para dizer que a Fernão de Ornelas está a fazer história na lambeca.