Falta de planos de ordenamento leva PND a usar a metáfora de governantes que “violam meninas”

IMG_1026
Dionísio, do PND, defendeu a apresnetação de queixa ao Ministério Público e instâncias comunitárias pela falta de criação dos POOC’s. Fotos Rosário Martins

O debate em plenário aqueceu com uma proposta do PCP que visava constituição de uma comissão parlamentar de inquérito ao incumprimento dos instrumentos de gestão do ordenamento do território. Segundo o líder comunista, Egar Silva, há 20 anos que a Madeira espera pela aprovação dos POOC’s-Planos de Ordenamento da Orla Costeira, e da revisão do POTRAM- Plano de Ordenamento do Território da Madeira.

Dionísio Andrade socorreu-se da metáfora da “menina violada” para ilustrar o que tem sido a estratégia de ziguezague e de apatia do governo PSD nestes últimos anos: O  POTRAM e os POOC´s fazem-nos lembrar duas meninas. O POOC é a menina de bem, cujos pais, com medo que fosse violada, internou-a no convento ali para os lados do Campo da Barca, onde funcionou a Secretaria do Equipamento Social. Já o POTRAM é a menina que se fartou de sair à noite e de ser violada, dada a vida airada que levou e já ninguém a quer. Um dos violadores foi o atual presidente do Governo Regional que se fartou de violar a menina PDM-Plano Diretor Municipal do Funchal quando estava à frente da Câmara.”

A proposta do PCP foi chumbada com os votos da maioria, a abstenção do CDS e o apoio dos partidos da oposição.

Gualberto Fernandes, do PSD, lembrou que a oposição não pode querer que este governo, com 100 dias de governação apenas, responda a tamanhas exigências neste curto espaço de tempo.

IMG_1025
Edgar Silva disse que o PSD deveria ter “vergonha” em falar do Porto Santo com tanta promessa por cumprir.

Foi ainda aprovado um voto de congratulação pelas medidas governamentais já tomadas para o Porto Santo, da autoria do PSD. Este voto mereceu a indignação da oposição porque se estava a aplaudir algo que era o dever do governo, além de que as anunciadas medidas de apoio ao Porto Santo ainda não forma implementadas. O deputado Edgar Silva disse mesmo que deveriam ter “vergonha” em falar do Porto Santo, quando a escola local ainda não foi melhorada, apesar das várias pré-inaugurações dos anteriores governantes do PSD à Ilha Dourada sem nada de concreto.