“Apanhados” no Chão da Lagoa

20150726_105220
Susana Prada, habituada à serra, foi a primeira governante a chegar à Herdade. T-shirt, ganga e um sorriso. Para quê mais? Fotos Fabíola Sousa

* Com Rosário Martins

“Eu vim ao Chão da Lagoa/ p´ra viver o arraial/ com Jardim ou Albuquerque/ a festa é sempre igual”. Palavras do do despique trauteadas pelo povo na Herdade do Chão da Lagoa, num clima já de total animação. O espaço começa a ter a moldura humana típica de outras festas.

A festa do PSD/M é sempre um momento para o repórter fotográfico registar momentos hilariantes e pitorescos próprios de um evento que congrega milhares de militantes e que querem sobretudo usufruir da festa.

20150726_111016
Rubina Leal adere ao espírito da festa, desportivamente.

Desde a população de toda a ilha aos políticos, a indumentária é mais prática, enquanto outros preferem, sem complexos, andar com a descontração própria de um ambiente de arraial. Passos e Albuquerque combinaram na camisa branca e, talvez mais adiante, se rendem ao chapéu de palha e outros adereços típicos.

20150726_114904
O povo dá o toque ao arraial: desgarrada para baixo e vinho seco para refrescar.

O despique também está rijo na Herdade. O brinquinho anima a festa e a troca de palavreado, própria do despique, entre um copo e uma tirada, lá vai animando a multidão que começa a sentir o aperto do calor no alto do meio dia.De tudo, se come um pouco: massaroca, carne de vinho e alhos, espetada regada com vinho seco e cerveja. Outros preferem a sidra do Santo António da Serra.

 

20150726_113539
Ai as mulheres deste arraial: elas podem com tudo, sem preconceitos.

O compadre Jodé, uma rábula conhecida pelos madeirenses, também não quis faltar nem à festa nem ao despique.

20150726_113506
De toda a ilha, lá está o povo na Herdade. Ao som do acordeão, a festa é sempre rija.

As mulheres não olham a rótulos e há quem transporte très e quatro bandeiras do PSD para distribuir. Os adereços têm por denominador comum o laranja, desde lenços a chapéus.

20150726_111019
O compadre Jodé saúda efusivamente o companheiro Rui Abreu, secretário geral do partido.