Francesco Luciani em concerto de guitarra clássica

francesco luciani

O guitarrista clássico Francesco Luciani apresenta o concerto ‘Quadros Musicais’ na Casa da Cultura de Câmara de Lobos, no próximo dia 24 de Julho, pelas 21 horas. O solista convida o público para uma viagem pela história da música com peças de Bach, Seixas, Sor e outros, propondo-se compor um quadro com paisagens sonoras de várias partes da Europa.

No espectáculo, que terá com a duração de 70 minutos, as entradas custam cinco euros. Sete euros, com a oferta de um CD do músico.

Francesco Luciani é natural da Itália, onde começou a sua formação musical, tendo prosseguido os estudos superiores em Portugal. Músico, professor e compositor, realiza master classes e cursos de aperfeiçoamento de guitarra clássica. Lecionou nos Conservatórios do Funchal (Madeira), Portalegre, no Conservatório de Música da Metropolitana (Lisboa) e nos Conservatórios de Música de Coimbra e do Porto. Realizou também numerosos concertos didáticos em vários conservatórios italianos. Entre os seus livros publicados encontra-se uma transcrição de peças de Carlos Seixas, “Cinco Sonatas de Carlos Seixas para Guitarra,” um livro de peças didácticas, “5 Preludi per Chitarra” (que derivou da publicação do e-Book “5 Preludi”), e um outro, intitulado “12 Studi per Chitarra”, estes últimos com composições da sua autoria. Das suas edições faz igualmente parte o CD “Sonatas Ibéricas.”

O programa deste evento musical é o seguinte:

Francesco Da Milano (1497-1543)

Ricercare L

Ricercare LVII “la compagna”

John Dowland (1563-1626)

Fortune

The Most Sacred Queen Elisabeth, Her Galliard

Mrs. Winter’s Jump

Girolamo Frescobaldi (1583-1643)

Canzona Seconda, “La Bernardina”

J.S. Bach (1685-1750)

Sonata BWV 1003

Grave

Andante

Allegro

INTERVALO (5min.)

Carlos Seixas (1704-1742)

Sonata nº 4

Sonata nº 20

Sonata nº 37

Fernando Sor (1778-1839)

Grande Sonata Op. 22