Mural de arte urbana de Bárbara Gil nasce na fachada sul do Parque Almirante Reis

Mural1
Fotos Facebook Bárbara Gil.

A artista plástica, Bárbara Gil Pereira está, neste momento, a pintar a fachada sul do parque de estacionamento do Almirante Reis.

Bárbara Pereira foi a artista escolhida no âmbito do concurso URBART, lançado pela Câmara Municipal do Funchal.

Bárbara Gil (Pestana Pereira) nasceu no Funchal em 1978 mas vive e trabalha em Lisboa.

mural3Bárbara estudou designa na UMa/ IADE e pintura na Academia Nacional de Belas Artes de Nova Iorque, EUA, assim como na Central Saint Martin’s College of Art, em Londres, no Reino Unido.

Entrou na Faculdade, em Direito, mas três anos mais tarde, optou pela sua paixão criativa, a pintura.

Expõe a solo desde 1997. O seu trabalho retrata principalmente a figura humana, especialmente (mas não exclusivamente) mulheres, particularmente em um novo ambiente urbano.

O trabalho de Bárbara está representado em colecções particulares nos EUA, Holanda, Bélgica, Áustria e Portugal.

Em Fevereiro de 2015, Bárbara teve o privilégio de ser um dos oito artistas internacionais seleccionados para uma oficina criativa que teve lugar em Lisboa, no Instituto ReStart.

mural4Já este ano Bárbara venceu a primeira edição do URBART -uma competição de arte de rua, promovido pela Câmara do Funchal com um projecto de um mural que está a nascer na Avenida do Mar.

Criativa e curiosa, paralelamente à sua pintura, ilustração e trabalho de curadoria, Bárbara é colaboradora das ‘Produções Fictícias’ chegando a escrever episódios para “O Outro Lado dos Antípodas” e ser co-autora e roteirista do programa do Canal Q, “Paradoxo da Tangência”.