Futuro da Grécia volta a ser adiado

grecia-parlament-019
O Parlamento grego tem sido palco de manifestações dos gregos.

Afinal, ainda não foi hoje que os líderes do Eurogrupo e a Grécia chegaram a uma solução final. O melindre do que está em cima da mesa e a complexidade das propostas gregas obrigaram os líderes europeus a uma pausa para reflexão. Nova reunião será marcada para os próximos dias.

“As propostas da Grécia são bem-vindas, mas é necessário fazer mais trabalho com as instituições”, disse o comissário europeu Dombrovskis através da rede social Twitter, dando conta da ausência de acordo, a nível de ministros das Finanças da zona euro, com a Grécia.

Há cinco meses que se arrasta o processo de negociações entre Atenas e os credores quanto às reformas a adotar pelo país, sem o qual os parceiros europeus e os credores não libertam a última parcela do programa de resgate, de 7,2 mil milhões de euros.

Sem esse dinheiro, ou pelo menos parte dele, a Grécia – que está a poucos dias de ter de pagar os 1,6 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional, a 30 de junho, – fica muito próxima do incumprimento (‘default’) e aumenta o risco de uma saída da zona euro (o chamado ‘Grexit’).

Sabe-se que os gregos reformularam as propostas iniciais – dando um sinal de abertura e flexibilidade ao Eurogrupo – mas há que avaliar todas as implicações. No final desta semana, haverá novo encontro. Entretanto, as ruas de Atenas acolhem milhares de manifestantes contra a pressão europeia.