Eduardo Jesus apresenta StartWEB para jovens empreendedores

IMG_5753O secretário regional da economia, turismo e cultura apresenstou a 3ª edição do programa StartWEB  do CEIM – Centro de Empresas e Inovação da Madeira, um programa de incentivo para jovens empreendedores, que decorreu esta manhã no espaço Infoart.

O Governo Regional quer dar cada vez mais condições para que os jovens se fixem na Região, desenvolvendo ideias e serviços novos e inovadores. Essa foi uma das mensagens transmitidas esta manhã por Eduardo Jesus, secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, no âmbito da cerimónia de apresentação da 3ª. Edição do programa StartWEB, desenvolvido pelo CEIM – Centro de Empresas e Inovação da Madeira.

Eduardo Jesus recordou que o StartWEB que pretende ser, em última instância, um ‘caça-talentos’, quer dar a oportunidade a novos empreendedores que pretendam lançar projetos inovadores utilizando a internet como principal ferramenta, projetos que, acima de tudo, não requerem a utilização de matérias primas físicas, nem alto consumo de energia, nem elevado investimento em capital. “Requerem sobretudo recursos bem formados, capacidade intelectual, imaginação, e dedicação e empenho, pelo que beneficiam de bom enquadramento no contexto competitivo regional”.

Patrícia Dantas Caires, diretora do CEIM, aproveitou  ainda a ocasião para salientar que o StartWEB é mais uma forma de atingir o objetivo principal da entidade que é o de “por a Madeira no mapa e da Madeira para o Mundo”.

Nas duas primeiras edições (2013 e 2014), o StartWEB envolveu 47 equipas constituídas por 123 empreendedores, maioritariamente com formação profissional ou superior nas áreas da informática, design, programação e multimédia, que se encontravam desempregados ou à procura do primeiro emprego. Destas, 9 foram depois selecionadas para incubação no CEIM, recebendo incentivos financeiros e operacionais para desenvolverem os seus projectos.

O secretário regional recordou que três destes projetos já foram premiados ao nível nacional, caso do CitizenOn que esta semana venceu o o 3º lugar do concurso iGeo-Mentes Creativas, do DobsWare, que mereceu o 3º lugar na final nacional do Innovation Awards e do HereWeGo que, em 2014, venceu o concurso Inovportugal do Acredita Portugal.

Patrícia Dantas Caires acrescentou ainda que 12 pessoas continuam envolvidas no projeto inicial, 7 pessoas estão a desenvolver soluções para outras empresas e uma outra pessoa prosseguiu para um doutoramento.

As inscrições para a 3ª edição do StartWEB já começaram e decorrem até ao próximo dia 25 de Junho, devendo ser feitas diretamente no site do projeto (www.startweb.pt) ou através do portal do CEIM (www.ceim.pt). Entre os dias 4 e 6 de Junho as equipas que se inscreverem serão convidadas a fazer uma apresentação “relâmpago” (4 minutos) da sua ideia. Após estas apresentações serão selecionadas 12 equipas que entre 6 e 18 de Julho beneficiarão de um período de “mentoring/coaching” para a apresentação final marcada para 21 de Julho. Nesse momento serão finalmente divulgadas as 6 equipas finalistas que em Setembro próximo iniciarão a fase de incubação no CEIM.

Estas 6 equipas vão receber um incentivo ao desenvolvimento no valor máximo de 15 mil euros, instalações na incubadora do CEIM, consultoria especializada, um kit startup da PT “e, quem sabe, uma porta aberta para um futuro global”, acrescentou ainda Eduardo Jesus que, antes de finalizar, fez questão de agradecer publicamente o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na Região pelo CEIM.