Alunos madeirenses em concurso internacional de acordeão

Pela primeira vez, a Região Autónoma da Madeira é representada num concurso Internacional de Acordeão por três alunos. Trata-se de Nelson Ferreira, Sara Correia e Fátima Freitas, alunos da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia/DRE, da Secretaria Regional da Educação.

Estes acordeonistas, já considerados referências no acordeão ao nível regional, irão participar no XX Troféu Nacional de Acordeão /1.º Concurso Internacional de Acordeão, que se realizará na cidade de Alcobaça nos dias 29, 30 e 31 de Maio.

Esta competição insere-se na 19.º Semana internacional de Acordeão, organizada pela Associação de Acordeão de Alcobaça, cujo currículo abarca já a organização de 19 Concursos Nacionais, 5 Concursos Ibéricos, 18 Semanas e Ciclos Internacionais do Acordeão, de 10 Masterclass com alguns dos melhores Concertistas do Mundo e, ainda, do 50º Troféu Mundial de Acordeão (Alcobaça – 2000), do 59º Troféu Mundial de Acordeão (Albufeira – 2009).

Realce-se que a presença dos alunos madeirenses em concursos nacionais e internacionais, designadamente em várias edições do troféu Nacional de Acordeão e do Festival Internacional para Jovens Gaia, tem trazido já para a Madeira vários prémios.

Este evento contará também com a participação dos professores Manuel Vieira e Márcio Faria como júri em todas as categorias, exceto as que tiverem a participar os seus próprios alunos.

Alunos participantes:

Nelson Ferreira

Nélson Ferreira nasceu em 2002 na Ilha da Madeira. Iniciou os seus estudos musicais em 2009 no Gabinete Coordenador de Educação Artística, atual DSEAM, na classe de acordeão do Prof. Márcio Faria onde continua os seus estudos. Participou em diversos concursos regionais mostrando uma aptidão inata e exímia na interpretação de diversas obras no acordeão. Participou também masterclasses, com Paulo Ferreira e Miljan Bjeletic. No XIX Troféu Nacional de Acordeão/1 Concurso Internacional de Acordeão irá se apresentar na categoria Infantil interpretando obras de Shenderew, Lecuona entre outros.

Fátima Freitas

Fátima Freitas nasceu em 1999 na Ilha da Madeira. Iniciou os seus estudos no acordeão com o Prof. Manuel Vieira, no Gabinete Coordenador de Educação Artística, aos 8 anos de idade. Em 2009 transferiu-se para a classe do Prof. Márcio Faria, com quem ainda desenvolve os seus estudos. No seu percurso artístico destacam-se algumas participações em competições regionais e nacionais, alcançando o 2.º lugar no Concurso Folefest 2014, realizado no Conservatório Nacional de Lisboa, e o 1º Lugar no XVIII Troféu Nacional de Acordeão categoria Juvenil Concerto na cidade de Alcobaça. Conseguiu também o 1.º lugar em três Concursos Jovens Artistas realizados pela DSEAM. Participou também masterclasses, com Paulo Ferreira e Miljan Bjeletic. Atualmente pertence ao Ensemble de Acordeões DRE/ Educação Artística. No XIX Troféu Nacional de Acordeão/1 Concurso Internacional de Acordeão irá apresentar-se na categoria Juvenil de concerto interpretando obras de Semyonov, D. Scarlatti, F. Angelis, entre outros.

sara correia

Sara Correia Nasceu em 1999 na Ilha da Madeira. Aos 8 anos iniciou os seus estudos no Gabinete Coordenador de Educação Artística, atual DSEAM, na classe de acordeão orientada pelo Prof. Manuel Vieira. Em 2009 transferiu-se para a classe do Prof. Márcio Faria, onde ainda continua a desenvolver a sua prática no acordeão. No seu percurso artístico, até ao presente ano, podem constatar-se algumas participações em competições regionais e nacionais, alcançando o 3 lugar no XVII Troféu Nacional de Acordeão na categoria infantil realizado em 2012 na cidade de Alcobaça. Participou também masterclasses, com Paulo Ferreira e Miljan Bjeletic. Atualmente, pertence ao Ensemble de Acordeões DRE/ Educação Artística

No XIX Troféu Nacional de Acordeão/1.º Concurso Internacional de Acordeão irá apresentar-se na categoria Juvenil Concerto interpretando obras de Derbenko, Zolotariew, entre outros.