Centro de Estudos de História do Atlântico acolhe encontro da IABA Europe

O Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA) acolhe, entre os próximos dias 27 e 29 de Maio, o encontro anual da associação IABA Europe (Associação Internacional de Auto-Biografia, criada em 2009 com o objetivo de encorajar académicos europeus para o estudo desta temática) que decorrerá sob o tema Dialogical Dimensions in Narrating Lives and Life Writing (Dimensões Dialógicas na Narração de Vidas e Escrita sobre a Vida).

Este encontro é uma iniciativa conjunta do CEHA e do European Journal of Life Writing, publicação interdisciplinar que pretende ser um fórum, no qual se discutem todas as formas de narrativas de vida, englobando quer áreas teóricas e conceptuais, quer trabalhos de caráter criativo.

Ao longo de três dias, os trabalhos na Madeira vão contar com a presença de vários participantes, oriundos da Holanda, Alemanha, Finlândia, Reino Unido, Austrália, Estados Unidos, Havai, Coreia do Sul e Azerbaijão, entre outros. O CEHA acredita que a iniciativa promoverá o nome da Região e colocá-la-á na rota mundial do conhecimento.

Refira-se que a parceria entre a entidade regional e o European Journal of Life Writing, integra-se no projeto “Memória das Gentes que Fazem História”, que está a ser desenvolvido no CEHA desde 2012 e cujo objetivo é dar voz aos anónimos, partindo do pressuposto de que, apesar de não terem sido protagonistas, participaram ou observaram de perto a nossa História.