Helena Rodrigues vence Taça do Mundo em K4 200: «É um bom incentivo para o futuro»

HELENA RODRIGUES

Helena Rodrigues voltou este domingo às medalhas em provas internacionais, na Taça do Mundo de canoagem que se realizou este fim de semana em Montemor-o-Velho.

A canoísta do Clube Naval do Funchal ajudou o K4 200, composto ainda por Joana Vasconcelos, Beatriz Gomes e Francisca Laia, a conquistar uma medalha de ouro e conseguiu ainda uma medalha de bronze, em K4 500, uma distância olímpica.

«O resultado da Taça do Mundo é um bom incentivo para o futuro e para continuar o trabalhar tendo em vista o Campeonato do Mundo, em Milão, no mês de Agosto. Foi um resultado muito gratificante, ainda para mais conquistado em Portugal”, exalta Helena Rodrigues, destacando o facto de ter medido forças com embarcações de fora da Europa.

«São barcos que não tínhamos competido ainda, algumas dessas tripulações vão estar no Campeonato do Mundo e foi bom para testarmos os adversários», confessa a canoísta que representa o Clube Naval do Funchal.

Em K4 200, o quarteto luso foi o mais rápido ao chegar à meta em apenas 34. 540 segundos, menos 220 milésimos de segundo do que a selecção da Polónia e 768 do que a Espanha, que completaram o pódio.

Já em K4 500, distância olímpica, Helena Rodrigues ajudou a embarcação portuguesa a conseguir o tempo final de 1.32.83 minutos, a pouco mais de um minuto das vencedoras – as australianas – e muito perto das polacas que levaram a medalha de prata.

Satisfeito com o resultado alcançado ficou o coordenador da canoagem do Clube Naval do Funchal. «Estou feliz com esta conquista da Helena. A prova foi bem conseguida, bem gerida.

A medalha era previsível, mas reconheço que não estava à espera de duas. O terceiro lugar 500 metros também foi muito positivo porque esta é uma distância olímpica», congratula-se Humberto Fernandes.