Centro Social e Paroquial de Santa Cecília faz 20 anos

Santa CecíliaO Centro Social e Paroquial de Santa Cecília, em Câmara de Lobos está a assinalar 20 anos com um programa que começou a 8 e vai até 30 de Maio.

Sob a designação “20 anos de solidariedade”, o programa começou a 8 de Maio com uma Exposição e um Marcha pela Solidariedade.

A exposição já passou pelo Igreja de Santa Cecília e está, neste momento (14-17 de Maio) no Madeira Shopping.

Ontem houve Jogos Intergeracionais, no adro da Igreja de Santa Cecília e, hoje, 15 de Maio, pelas 20 horas, no salão paroquial, haverá um Jantar Solidário (angariação de Fundos para apoiar famílias carenciadas)

Um dos pontos altos do programa acontece a 22 de Maio, entre as 09h00 e as 17h30 com um Seminário no Museu da Imprensa da Madeira dedicado à temática da “Economia Social, Terceiro Setor e Desenvolvimento Local”.

A encerrar o programa, a 30 de Maio, haverá uma Missa e Arraial (Barracas de Comes e Bebes e conjunto), no Adro da Igreja de Santa Cecília.

Recorde-se que o Centro Social e Paroquial de Santa Cecília é um organismo socio-caritativo da Igreja Católica e funciona junto da paróquia de Santa Cecília. Foi constituído como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), ereta canonicamente a 22 de Novembro de 1995, altura em que foram aprovados os seus estatutos e os seus órgão sociais, pela entidade competente, O Bispo Diocesano.

É também reconhecido pelo Estado Português como IPSS, de utilidade pública.

A instituição tem como missão o combate à exclusão social e à pobreza e a integração social, económica e cultural da sua população alvo.

Neste momento o Centro Social tem as seguintes repostas Sociais: 1) Infância: Berçario, Creche, Jardim de Infância; 2) Centro Comunitário, o qual presta a apoio à inserção escolar e profissional às crianças e jovens, às mães adolescentes, aos jovens toxicodependentes; apoio em alimentos, roupa e outras necessidade básicas, a inserçãono mercado de trabalho; 3) Projecto para Jovens dos Bairros Sociais – Escup; 4) Cozinha Solidária, a qual fornece refeições para a Instituição e para as famílias mais pobres da localidade; 4) Centro de Dia e Convívio para idosos; 5)Projecto JB Fernandes e ATL Horácio Roque – projectos que apoiam crianças dos bairros sociais; 6) Cursos de Formação para Excluídos socialmente.

O Centro Social tem uma Direcção, presidida pelo pároco Francisco Caldeira e conta com mais oito voluntários. Além disso, existem 58 pessoas assalariadas que prestam o seu prestimoso auxílio.

Para garantir a sua sustentabilidade foram celebrados acordos de cooperação com organismos públicos: o Instituto de Habitação da Madeira, com o Centro de Segurança Social da Madeira e a Secretaria de Educação. Além deste parceiros públicos, o Centro Social tem parecerias com Instituições privadas a Fundação J B Fernandes, a Fundação Horácio Roque, bem como desenvolve parecerias com a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, a Junta de Freguesia, as escolas locais e outras instituições empresariais.

“Ao celebrarmos os vinte anos da constituição do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília, pretendemos celebrar, comemorar, aprender com os erros e as coisas positivas do passado, congregar as forças vivas da comunidade local e os parceiros, reflectir, agradecer e projectar o futuro”, refere uma nota publicada na página do Centro Social e Paroquial.