8 1/2 Festa do Cinema Italiano nos cinemas NOS do Forum Madeira

'O rapaz invisível'
‘O rapaz invisível’

Segundo anuncia a Associação Il Sorpasso, responsável pela organização da 8 ½ Festa do Cinema Italiano, apesar de não ter sido possível estabelecer um protocolo, como de hábito, com a Câmara Municipal do Funchal, mesmo assim a vinda à Madeira tem de ser uma realidade. E é assim que este ciclo que privilegia o cinema transalpino se vai realizar nos cinemas NOS do Fórum Madeira.

Esta é a quinta vez que o Festival regressa à Madeira. Os filmes poderão ser vistos de 8 a 10 de Maio.

“Voltamos este ano à Madeira, uma ilha que nos acolheu sempre com grande calor e entusiasmo. É por esta razão que, apesar de não ter sido possível devido a problemas burocráticos estabelecer um acordo com a Câmara Municipal do Funchal para que fosse possível apoiar-nos na realização desta 5ª edição do festival na Madeira, decidimos mesmo assim não desiludir o nosso fiel público e, em parceria com os Cinemas NOS, realizar um evento que, apesar de ser reduzido em relação aos nossos objetivos, consegue trazer ao Funchal uma programação de grande nível com alguns dos mais interessantes filmes italianos do último ano.” refere Stefano Savio, director artístico da Festa do Cinema Italiano.

A sessão de abertura realiza-se na sexta, dia 8 de maio, às 21h30, com o filme “O Rapaz Invisível” (“Il ragazzo invisible”), de Gabriele Salvatores, um filme entre a comédia e o fantástico, para toda a família, que nos conta a história de Michele, que compra um fato que o torna invisível.

la_sedia_della_felicità (2)
‘La sedia della felicitá’

No sábado, 9 de maio, as sessões têm início às 17h00, com “La sedia della felicità”, de Carlo Mazzacurati, uma comédia sobre a busca por uma cadeira onde poderá estar escondida uma verdadeira fortuna.

Às 19h00, será exibido “I nostri ragazzi”, de Ivano de Matteo, baseado no ‘bestseller’ de Herman Koch, “O Jantar”.

“Este filme envolve e apaixona os espectadores numa franca batalha entre moral, prejuízo e protecção familiar, onde a escolha é bem mais difícil daquilo que aparece na história de dois irmãos que, cumprindo uma tradição, jantam uma vez por mês, num restaurante de luxo, até que um dia umas câmaras de vigilância filmam um dramático episódio de violência”, narra a sinopse disponibilizada pela organização.

Às 21h30, realizar-se-á a última sessão de sábado, com “Corações Inquietos”, de Saverio Costanzo, um filme inundado de suspense a la Roman Polanski sobre um casal e a sua relação com o filho recém-nascido, que foi um dos filmes mais apreciados do Festival de Veneza, que atribuiu o prémio de Melhor Atriz para Alba Rohrwacher e Melhor Ator para Adam Driver.

No último dia do festival, domingo, 10 de Maio, às 16h00, será apresentada a película “In grazia de Dio” de Edoardo Winspeare, que tem como protagonistas quatro mulheres que lutam contra a crise económica e tentam permanecer juntas, apesar dos fatores externos e das dificuldades com que se deparam.

'Anime Nere'
‘Anime Nere’

O festival despede-se do Funchal, na sessão de encerramento, domingo, às 19h00, com o grande vencedor da Festa do Cinema Italiano, em Lisboa, “Almas Negras” (“Anime nere”), de Francesco Munzi, muito bem recebido em diversos festivais internacionais, nomeadamente no Festival de Veneza, onde recebeu uma ovação que durou nada menos do que 13 minutos. Trata-se de um filme noir muito forte sobre três irmãos ligados à “ndrangheta”, uma das organizações mafiosas mais poderosas do mundo.

Os bilhetes custam 4 euros e podem ser adquiridos na bilheteira a partir de dia 6 de Maio, a partir das 15h00.

Todas as novidades e informações sobre a programação do festival podem ser acompanhadas no site http://www.festadocinemaitaliano.com e na página do Facebook (facebook.com/festadocinemaitaliano).

8 ½ Festa do Cinema Italiano é um festival de cinema organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, dos Cinemas NOS e da empresa de promoção cultural e realização de eventos Edicarte do Funchal.

Mais informação pode ser obtida em info@festadocinemaitaliano.com

Programação Festa do Cinema Italiano – Funchal

Sexta, 8 de Maio
21h30 Sessão de Abertura
O RAPAZ INVISÍVEL (Il ragazzo invisibile)
de GABRIELE SALVATORES – 2014 // 100’ // DCP // LEG. PT
Michele é um adolescente que vive em Trieste, terra de fronteira entre Itália e a Mitteleuropa. Michele é um rapaz como muitos outros, não é especialmente estudioso, não é cool e está apaixonado por Stella, a sua companheira de turma que nem repara nele. Um belo dia a sua vida monótona é bruscamente interrompida por um feito inacreditável: o fato que comprou tem superpoderes, torna-o invisível. Gabriele Salvatores (Mediterrâneo – Óscar para Melhor Filme Estrangeiro, em 1991) aventura-se com mestria num território insólito para o cinema italiano, o dos filmes de ficção científica e o cinecomic, construindo um empolgante romance adolescente, rico de emoções que fazem vibrar o público mais novo, sem deixar de cativar os mais velhos com a sua magia.

Sábado, 9 de Maio
17h00
LA SEDIA DELLA FELICITÀ (The Chair of Happiness)
de CARLO MAZZACURATI – 2013 // 94’ // DCP // LEG. PT
Bruna é uma esteticista com dificuldades económicas, Dino um tatuador cuja loja está ao lado do salão dela. O destino une-os na busca de uma cadeira que poderá mudar radicalmente as suas vidas. A última obra do grande Carlo Mazzacurati, que faleceu prematuramente em 2014, deixando-nos um filme alegre e leve, uma comédia por vezes surreal, um adeus murmurado com um sorriso, na melhor tradição do cinema italiano.

19h00
I NOSTRI RAGAZZI (The Dinner)
de IVANO DE MATTEO – 2014 // 92’ // DCP // LEG. PT
Dois irmãos com feitios e vidas opostas – um célebre advogado e um pediatra empenhado socialmente – casados com mulheres permanentemente em luta uma com a outra, encontram-se há anos, uma vez por mês, num restaurante de luxo, para cumprir uma tradição. Não falam de nada em particular: receitas de cozinha, a estreia do último filme francês, o aroma frutado de um vinho branco ou mais um escândalo de corrupção. Até que uma noite, as câmaras de segurança filmam um dramático episódio de violência. Baseado no bestseller de Herman Koch, “O Jantar” (I nostri ragazzi) envolve e apaixona os espetadores numa franca batalha entre moral, prejuízo e proteção familiar, onde a escolha é bem mais difícil daquilo que aparece.

'Hungry Hearts'
‘Hungry Hearts’

21h30
CORAÇÕES INQUIETOS (Hungry Hearts)
de SAVERIO COSTANZO – 2014 // 109’ // COR // DCP // LEG. PT
Um encontro casual em Nova Iorque, paixão na sua pureza mais violenta e sem inúteis decorações: assim começa a história de Mina e Jude. Os dois jovens casam e da sua união nasce uma criança. Até aqui estaríamos perante uma história de amor como muitas outras, contudo há um fator que destabiliza a linearidade deste sonho, quando a relação mergulha em circunstâncias de vida, ou de morte. “Hungry Hearts”, de Saverio Costanzo foi um dos filmes mais apreciados do Festival de Veneza, vencedor dos prémios de Melhor Atriz para Alba Rohrwacher e Melhor Ator para Adam Driver. Saverio Costanzo leva a cabo uma reflexão profunda sobre a parentalidade no nosso tempo, através de instrumentos próprios do cinema de suspense a la Polanski.

Domingo, 10 de Maio
16h00
IN GRAZIA DI DIO (Quiet Bliss)
de EDOARDO WINSPEARE – 2014 // 130’ // COR // DCP // LEG. PT
Apulia, sol, vento, oliveiras e o esplendor do Mediterrâneo. Em Santa Maria de Leuca, mesmo no calcanhar da “bota”, uma família está prestes a perder tudo o que tem. Quatro mulheres muito diferentes entre elas, mas fortemente ligadas à natureza e àquela terra que amam acima de tudo, são as protagonistas desta história. A crise económica parece dar cabo de tudo, até dos laços que as unem, mas elas opõem-se. Há uma maneira para combater a catástrofe: olhar para os “bens” reais, aqueles que o mundo esquece demasiadas vezes, para se sentirem “com graça de Deus”.
“Quem puder, que vá ver In grazia di Dio. A primeira verdadeira obra sobre aquilo em que nos estamos a transformar e o que estamos a perder. Talvez uma sugestão, para entender por onde começar de novo.” Roberto Saviano.

19h00
ALMAS NEGRAS (Anime Nere)
de FRANCESCO MUNZI – 2014 // 103’ // COR // DCP // LEG. PT
“Um encontro raro entre a história e o seu contexto, entre a força da ficção e a consistência do real.” Paolo Mereghetti.
Um filme *noir *de extraordinária força emotiva e coerência narrativa, “Anime nere” é uma história de família e crime organizado, um thriller que se desenvolve entre Milão e uma aldeia montanhosa da Calábria, Africo, um dos lugares onde a “ndrangheta”, uma das organizações mafiosas mais poderosas do mundo, está mais presente. Três irmãos e um destino de sangue. Não há espaço para redenções, nem heroísmos, onde se respira o cheiro inelutável do fado, como nas tragédias da Grécia clássica. Grande sucesso da crítica, após ter recebido 13 minutos de aplausos na projeção oficial no Festival de Veneza, *Anime Nere *é o grande vencedor da 8ª edição da Festa do Cinema Italiano onde recebeu o prémio do júri.

Horário da Bilheteira:
Sexta-feira: a partir das 15h00
Sábado: a partir das 12h50
Domingo: a partir das 10h45