Temos seis novidades sobre o fura-bardos, a ave do ano 2015!

fura-bardos001

O grande protagonista da ave do ano 2015, o fura-bardos, traz-nos algumas novidades e novos dados sobre o seu estado de conservação na Madeira.

Este ‘ilustre’ desconhecido é também conhecido como gavião-da-macaronésia e tem sido muito afetado pelos incêndios florestais que ocorreram na ilha e pelas plantas exóticas de caráter invasora.

Fique a saber as novidades, que resultaram dos últimos estudo realizados no âmbito do projeto LIFE Fura-bardos:

– Na Madeira, a sua presa principal é o pombo-trocaz;

– Para construir ninhos, o fura-bardos utiliza espécies indígenas como o loureiro e a faia;

– Em 2014 foram encontrados um total de 16 ninhos da espécie na ilha da Madeira – A altura do ninho situa-se ente os 7 e os 18 metros;

– Até março de 2015 já foram encontrados mais 9 ninhos, apenas na Madeira;

– O fura-bardos encontra-se distribuído por toda a ilha da Madeira, no entanto, a sua abundância parece ser menor que no arquipélago das Canárias

Para saber mais, visite a página da Ave do Ano 2015.