Conheça Santa Cruz: a porta de entrada da Madeira

aeroporto06
Clique na imagem para aceder ao álbum

Para muitos, é referenciado como a porta de entrada e saída da Madeira assente no Aeroporto Internacional. Mas é muito mais que um ponto de tráfego aéreo de passageiros. O município de Santa Cruz tem crescido muito nos últimos anos e, mais recentemente, tem dado que falar pela luta política de um grupo de cidadãos de Gaula, Juntos Pelo Povo, que conquistou politicamente a Câmara Municipal e, ainda mais recentemente, um grupo parlamentar de cinco deputados. Um fenómeno político com génese em Gaula e que tem dado que falar em todo o espaço nacional.

Os documentos históricos procuram explicar a toponímia recuando ao tempo dos descobridores que, supostamente perante cepos velhos, decidiram fazer uma cruz e erguê-la no topo de uma árvore, nascendo assim o nome de Santa Cruz. Nas páginas das Saudades da Terra, Gaspar Frutuoso explica:

(…) passando huma volta que faz a terra, entraram em huma fermosa angra na praya, na qual viram hum fermoso e deleitoso valle coberto de arvoredo por sua ordem composto, onde acharam em terra huns cepos velhos derribados do tempo, dos quaes mandou o capitam fazer huma cruz, que logo fez alvorar em hum alto de huma árvore, dando nome ao logar Sancta Cruz, onde ao depois se fundou huma nobre villa.”

Um total de pouco mais de 43 mil habitantes são os dados que resultam dos últimos censos, num território com 81.52km2. Das suas cinco freguesias – Santa Cruz, sede de concelho, Camacha, Santo da Serra, Gaula e Caniço- esta última ganhou particular relevo nos últimos anos dada a elevada pressão demográfica e urbanística. Viver no Caniço passou a ser moda e esta freguesia deixou de ser um reduto de umas dezenas de alemães para acolher madeirenses. Aqui residem mais de 11 mil habitantes. As unidades hoteleiras que ali nasceram, nomeadamente Villa Galé e Riu Palace, entre outras, também têm dinamizado a freguesia, para além dos melhoramentos feitos na frente mar. É de realçar sempre a procura das Praias dos Reis Magos e das Palmeiras, polos de atração estival, assim como o investimento privado Aquapark, no Porto Novo.

A Camacha também se reveste de particular interesse, nomeadamente o artesanato local. Os produtos elaborados à base do vime são muito procurados, assim como as belas paisagens da Camacha e do seu folclore. Os amantes da natureza podem também apreciar a pitoresca freguesia de Santo António da Serra. Para além da Quinta do Santo, o Campo de Golfe do Santo da Serra é um polo interessante da freguesia, que mobiliza o turismo.

O património edificado de Santa Cruz merece também uma nota, nomeadamente a Igreja Matriz de Santa Cruz, mandada erigir por ordem de D. Manuel I. As vias rápidas da Madeira Nova facilitaram as acessibilidades e Santa Cruz, que acolhe e se despede diariamente de multidões, é uma porta aberta ao mundo.