Deputados da Constituinte reencontram-se em São Bento

2015-04-14 13.01.35Deputados constituintes retomaram os lugares que ocuparam em 197576
Deputados da Constituinte.

Foi uma sessão simbólica na Assembleia da República, aquela que no passado dia 12, reuniu os antigos deputados que fizeram parte da Assembleia Constituinte. A representar a Madeira, esteve José Carlos Rodrigues, tendo ao seu lado esquerdo Natalino Viveiros, secretário regional no Governo dos Açores, e a seguir, João Bosco Amaral, que foi presidente do Governo Regional dos Açores e presidente do Parlamento Nacional. Neste momento, continua como deputado na Assembleia da República.

José Carlos Rodrigues conta ao Funchal Notícias que foi um momento de descontração e convívio entre os deputados constituintes e a presidente da Assembleia da República.
Esteve também presente Francisco Pinto Balsemão, figura histórica da democracia e um dos fundadores do PPD. Como não podia deixar de ser,  a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, deputado e grande tribuno.
Outros nomes de relevo marcaram presença no hemiciclo nacional: Ruben Raposo, que foi deputado com apenas 22 anos de idade, e Jaime Gama, presidente da Assembleia.
Na sua alocução, a presidente Assunção Esteves deixou o convite para um regresso sempre bem vindo à Assembleia, com dispensa de convites formais, porque os deputados ali presentes “são os alicerces da democracia constitucional”. Referiu ainda: “A Assembleia da República é mais nossa, é do povo e os deputados constituintes representaram-no tão bem numa altura difícil, no início da democracia parlamentar”.
Em nome dos antigos deputados, falou Pinto Balsemão que lembrou o trabalho passado “muito difícil, numa época politicamente quente. Os deputados não fizeram mais que aquilo que o povo nos pedia”.