Mês da prevenção dos maus-tratos na infância

programaAmanhã, 10 de Abril, pelas 15:00, na Sala da Assembleia Municipal do Funchal arrancam as iniciativas programadas pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Funchal (CPCJ), em parceria com a Câmara Municipal do Funchal no âmbito da prevenção dos maus tratos na infância

A iniciativa insere-se no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos – Abril 2015.

As acções têm como objectivo assinalar Abril como “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, através da “Campanha Laço Azul”.

Amanhã, sexta-feira, 10 de Abril, na Câmara, decorre uma “cerimónia de abertura” para lançar o repto às escolas e à comunidade a fim de aumentar o impacto desta campanha e, nos seus contextos, trabalharem a problemática dos maus tratos.

O programa é o seguinte: 15:00 – Sessão de Abertura

15:10 – Campanha “Laço Azul”- Breve Explicação

                Divulgação das Atividades programadas pela CPCJ para este Mês de Abril

Apresentação do slogan e desenho dos alunos da Escola Francisco Franco para os painéis digitais

15:15 – “Nada é impossível…”

                Intervenção – Drª. Teresa Carvalho

15:45 – Dinâmica com os jovens

               Desenho no átrio da CMF sobre a temática apresentada.

              “Maus-tratos – Intervenção da CPCJ”

16:10 – Atuação do Grupo “Línguas de Palco” da Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia

16:15 -Sessão de Encerramento

              Colocação do laço azul nas varandas da Câmara

Refira-se que ainda durante o mês de Abril, em datas ainda a definir, está prevista a realização de quatro acções relacionadas com os Maus Tratos na Infância e intervenção da Comissão do Funchal,  em quatro escolas do Concelho, direccionadas a professores e alunos.

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Funchal sugeriu que nas escolas fossem desenvolvidos trabalhos abordando esta problemática. Foi igualmente lançado o desafio para envolver os professores das disciplinas de EV para a realização de um grande laço azul a fim de ficar exposto na escola, já que a campanha é “o Laço Azul”.

A Comissão em parceria com o Município prevê a realização de uma caminhada no dia 29 de Abril, a qual envolverá alunos das escolas, utentes dos centros comunitários do Município, ginásios e comunidade em geral. A caminhada será simbólica, no início prevê-se um ioga do riso e no final uma aula de zumba.  O Slogan será “VAMOS VESTIR O FUNCHAL DE AZUL”, uma vez que os participantes usarão uma peça de roupa azul como forma de prevenção.

De igual modo, a Comissão prevê ainda desenvolver uma acção direccionada aos pais, em data ainda a definir, abordando a problemática do bulling e do ciberbulling com a colaboração de um Inspector da Polícia Judiciária.