Postais apoiam Levadas a Património da Humanidade

levadas

Helena Mota

Estão já a circular os postais de apoio à candidatura das Levadas da Madeira a Património da Humanidade, uma iniciativa da autoria do Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV).

Os postais, ilustrados com imagens do fotógrafo madeirense David Francisco, apresentam uma área a preencher pelos apoiantes com o nome, profissão e concelho de residência, a qual deverá ser destacada e entregue nas instalações do partido. Trata-se de uma forma de permitir que os cidadãos a residir na Região possam expressar pessoalmente o seu apoio a uma causa que visa “homenagear o trabalho, a tenacidade, a clarividência e a coragem do povo da Madeira”, além de preservar um património “notável e invulgar da história da relação do ser humano com a água”. As Levadas, pode ainda ler-se no projeto de Resolução do PEV, revelam a “capacidade dos nossos antepassados para garantir a sua sobrevivência e tirar proveito da natureza, sem a molestar”.

A iniciativa surge na sequência da aprovação por unanimidade, a 6 de fevereiro último, na Assembleia da República, do Projeto de Resolução apresentado pelo PEV e que recomendava ao Governo o apoio à candidatura das Levadas da Madeira a Património da Humanidade.

Espera-se que, com este novo impulso, a resolução de apresentar a candidatura à UNESCO, aprovada pela Região em 1994, venha finalmente a ser concretizada.