Marco Sousa venceu ‘Champion Challenge’ no Porto Santo

Marco_Sousa_rali

Tal como era expectativa da organização, a edição do “Champion Chalenge” deste fim de semana no Porto Santo, foi uma jornada inesquecível por vários motivos, mas sobretudo pelo que mobilizou no Porto Santo, levando a que cerca de duas mil pessoas tivessem passado pelo Kartódromo, nos dois dias de competição

Vários factores contribuíram para o sucesso do evento, mas a que não será alheio o facto do Kartódromo ter sido muito melhorado, criando condições “espectaculares” para os pilotos e para o público que presenciou a prova, durante os dois dias e que vibrou com as diversas fases e os muitos confrontos na competição..
Foram 24 as equipas que se apresentaram nesta prova, sublinhando-se o facto de já nesta edição terem sido admitidas duas equipas da Madeira, que ali se deslocaram, bem como alguns amantes do automobilismo, que estiveram no Porto Santo no fim de semana.
A prova desenrolou-se em 4 etapas, e em cada uma delas os concorrentes competiram sempre com duas equipas em simultâneo na pista, o que fez vibrar todos os presentes, que puderam assistir a duelos muito interessantes e intensos, como foi por exemplo o confronto no final da 2ª etapa, entre João Alix (Toyota Yaris) e Paulo Oliveira (Peugeot 106), que terminaram separados por apenas 15/100. Mas o grande dominador da prova foi efectivamente o jovem Marco Sousa, num Citroen Saxo, que ganhou todos os seus confrontos até à 3ª etapa, embora tenha tido sempre boa oposição, sobretudo de Miguel Brito, que também esteve muito seguro e com uma condução irrepreensível.
Ao fim do 1º dia a prova era dominada por Marco Sousa (Saxo 1.6), com 3.46,56, seguido de Miguel Brito (Peugeot 106) a 6.41, Paulo Oliveira (Corsa 1.6) a 9.09, João Alix (Yares), a 10.59 e Miguel Freitas (Corolla 1.4), a 14.82.
Nas duas derradeiras etapas, e com o Kartódromo com uma enchente assinalável, as lutas mantiveram-se, sobretudo pela expectativa em saber quem seriam os oito primeiros classificados que iriam disputar o “play-off” final. Na 3ª etapa Marco Sousa garantiu desde logo a vitória na prova, uma vez que contava para a classificação final os três melhores tempos de cada piloto e Miguel Brito (Peugeot) já estava a 7,76, embora este piloto ainda tenha ganho a 4ª etapa, assegurando o 2º posto na classificação final e deixando o 3º lugar para João Alix no Toyota Yares, a 3,50. Paulo Oliveira num Corsa 1,4, que tinha sido o vencedor da última prova realizada no Kartódromo, terminou na 4ª posição, com Miguel Freitas (Toyota Corolla) a fechar o “top-5”, já a 12.76 do vencedor.
Como é tradicional no “Champion Challenge” do Porto Santo, teve lugar no final uma prova espectáculo, em que os 8 primeiros classificados da prova se defrontaram dois a dois, numa competição a eliminar e que proporciona sempre grandes momentos de emoção. Marco Sousa que estabeleceu um novo “record da pista com 1.53,06, devido a problemas na sua viatura, no final da 4ª etapa, acabou por não participar nesta “poule”, que foi muito renhida na luta entre os pilotos, tendo chegado à final Nuno Silva (Nissan 1.3) e Miguel Freitas (Toyota) que disputaram metro a metro a vitória, que terminaria por sorrir a Miguel Freitas, mesmo em cima da linha da meta, depois de Nuno Silva ter tido um ligeiro percalço à saída da ponte.
No final, todos os 22 concorrentes que terminaram a prova subiram ao pódio instalado no Kartódromo e foram brindados com champanhe, ao mesmo tempo que foram distribuídas as medalhas aos vencedores da Geral (Marco Sousa/André Gouveia e aos vencedores das Classes (1- Joao Alix/Tago Rocha; 2- Marco Sousa / André Gouveia e 3- Matias Teixeira/Bruno Castro). A cerimónia oficial de entrega dos trofeus, vai ter lugar no decorrer de jantar convívio, agendado para o dia 28.
Para os elemnentos da organização, “ficou provado que quando há união de vontades e colaboração conseguem-se grandes eventos e esta prova foi bem um exemplo com o apoio que a organização conseguiu de entidades públicas e privadas e muito especialmente dos pilotos que tudo fizeram para que este evento seja já o maior evento deste ano no Porto Santo, e que já estejam todos na expectativa da próxima edição da prova que vai ter lugar a 13 e 14 de Junho”.

Marco_Sousa_rali2