Sabia que a Festa da Flor (16 a 22 de Abril) começou com o “Baile da Rosa”?

flor9
Fotos retiradas do site promocional do destino Madeira, ‘http://www.visitmadeira.pt’

A edição de 2015 da Festa da Flor já está a ser preparada com afinco. Este ano, a festa acontece entre 16 e 22 de Abril. Para abrir o ‘apetite’, o Funchal Notícias disponibiliza ao leitor este conjunto de imagens retirado do site promocional ‘Visit Madeira’.

Na manhã de Sábado, dia 18 de Abril, tem lugar o Cortejo Infantil, no qual centenas de crianças desfilam até à Praça do Município para depositar a sua flor no “Muro da Esperança”.

Esta iniciativa, que se realiza há mais de três décadas, tem como propósito um apelo à paz no mundo. A cerimónia termina habitualmente com uma largada de pombos e com um espectáculo infantil.

Na tarde do dia seguinte, domingo, 19 de Abril, acontece o desfile nas ruas da baixa do Funchal. Os carros alegóricos são engalanados de flores no Cortejo Alegórico da Flor que se realiza desde 1979. Centenas de figurantes, das troupes que também dão corpo ao cortejo de Carnaval desfilam ao longo de um itinerário previamente estabelecido, ao som de temas musicais e executando coreografias.

A Festa da Flor é também um evento cultural. Associada ao evento destaca-se a tradição, quer através das actuações de grupos folclóricos, quer através da construção dos belos tapetes florais.

Paralelamente há uma Exposição da Flor, no Largo da Restauração, e anima-se a cidade com concertos musicais e espectáculos de variedades. Há ainda o mercado das flores, iniciativa integrada no evento a partir de 2007 e os tapetes e decorações florais na Avenida Arriaga.

flor5As origens da festa

As origens da Festa da Flor remontam ao “Baile da Rosa”, festa organizada pela primeira vez em 1955 pelo Ateneu Comercial do Funchal. Essa festa caracterizava-se por um baile que marcava o início da primavera e incluía uma exposição-concurso de flores.

Mas foi só a partir de 1979 que se passou a realizar a Festa da Flor, forma encontrada para potenciar o valor da flor como factor de dinamização turística.

Nesse ano comemorava-se o Ano Internacional da Criança e a Direcção Regional do Turismo, para dinamizar um pouco mais o evento, concebeu a tradição do passeio infantil até à Praça do Município para as crianças aí construírem o “Muro da Esperança”.

Esta actividade uniu-se ao Cortejo da Flor e à exposição de flores, manifestações artísticas que se mantêm até aos dias de hoje.

flor14flor13flor12flor10flor8flor7flor6flor3flor2flor4flor1