Alunos da ‘Francisco Franco’ na roboparty em Guimarães

ESFF

Quatro alunos e um professor da Escola Secundária de Francisco Franco vão participar entre 19 e 21 de março na roboparty, evento anual de robótica organizado pela Universidade do Minho, em Guimarães.

Este evento consiste na reunião de equipas de quatro elementos, durante três dias e duas noites, para construir robôs móveis autónomos de uma forma simples e divertida, com acompanhamento de pessoas qualificadas.

Inicialmente, é facultada uma curta formação para aprender a dar os primeiros passos em eletrónica, programação de robôs e construção mecânica, depois é entregue um kit robótico desenvolvido pela SAR, empresa patrocinadora do evento.

A equipa da Francisco Franco, a única madeirense a participar no encontro nacional, que se desloca a expensas próprias, é constituída pelos alunos Énio Vieira, Roberto Freitas, Duarte Ribeiro e João Martins e pelo professor Jorge Monteiro.

Este grupo integra o projeto SPAR (Sala de Projetos de Automação e Robótica) implementado nos últimos anos na Escola Francisco Franco pelo professor Jorge Monteiro.