Há poucas obras públicas mas ainda há pressa para acabar algumas

Túnel
Foto AFAVias.

A empresa “Tecnovia” foi autorizada pelo Governo Regional a laborar para além dos limites normais de trabalho, em regime de turnos, entre as 8 horas e as 6 horas, de segunda-feira a sexta-feira, para execução da obra “Aproveitamento de fins múltiplos dos Socorridos, realização estrutural do Túnel da Encumeada”, pelo prazo de três meses.

O requerimento tinha sido feito pela empresa  com o fundamento no “elevado volume de trabalho que a empreitada em questão está a provocar e a necessidade de cumprimento dos prazos fixados para a entrega da obra”.

“Tendo em consideração a razão invocada, o parecer emitido pela Secretaria Regional do Equipamento Social e uma vez que não existem impedimentos previstos na respectiva regulamentação colectiva de trabalho, ou quaisquer outros, estão reunidos os pressupostos que justificam a requerida autorização”, despachou o Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos, Jaime Freitas a 18 de Fevereiro último.

Refira-se que a obra do túnel da Encumeada insere-se na empreitada mais vasta de “Aproveitamento de fins múltiplos dos Socorridos -ampliação da capacidade de acumulação na Serra de Água -túneis da Encumeada e do canal do norte”.

O Aproveitamento de Fins Múltiplos dos Socorridos é uma das maiores obras hidráulicas construídas na Madeira. Trata-se de um projectado para atingir simultaneamente três objectivos, o sistema é destinado ao abastecimento de água ao Funchal e a Câmara de Lobos, à regularização dos caudais de rega e à produção de energia eléctrica.

É uma obra referente ao aumento da capacidade de acumulação de água (para 50.000 m³) criada pelos túneis hidráulicos, já existentes, da Encumeada (14 m² de secção e 3.000 m de comprimento) e do Canal do Norte (8,5 m² de secção e 2.600 m de comprimento).

No que se refere apenas ao Túnel da Encumeada, com uma extensão de 2.850 metros, aduz à obra hidráulica da Serra de Água o caudal proveniente da levada da Fajã do Rodrigues, captações nas ribeiras da Vargem e das Feijocas e o que nasce em pleno túnel.

Em 2003 entrou em serviço o túnel da Ribeira Grande de São Vicente com uma extensão de 1.893 metros.

A obra global do Aproveitamento de fins múltiplos dos Socorridos tem como cliente a Empresa de Electricidade da Madeira (EEM), tem um prazo de 180 Dias, um valor dos trabalhos de 2.790.000,00€ e a execução está a ser feita em consórcio liderado pela AFAVias.