
O campo de golfe do Santo da Serra acolhe, de 19 a 22 de Março, a 23.ª edição do circuito europeu de golfe profissional.
O ‘Madeira Islands Open Portugal BPI’ é promovido pelo Clube de Golf do Santo da Serra.
A prova da Madeira já está a ser publicitada na página oficial do circuito (www.europeantour.com).
Aliás, o ‘Madeira Island Open’ figura como o primeiro evento a ser realizado em solo europeu.
Depois de, nos últimos anos, a prova ter decorrido no mês de Maio, a direcção do ‘European Tour’ e o Clube de Golf do Santo da Serra anteciparam-na para o mês de Março.
A antecipação da prova no calendário anual poderá ser benéfica para a Região e para o ‘field’ (lista de inscritos) uma vez que poderá contar com mais estrelas do circuito europeu.
Recorde-se que a prova insular, o segundo torneio de golfe mais importante do país depois do ‘Portugal Masters’, nasceu em Janeiro em 1993 e já experimentou realizar-se nos meses de Fevereiro, Março, Abril, Maio e Junho.
Refira-se que, em 2014, o jogador inglês Daniel Brooks foi o vencedor do Open da Madeira, batendo o escocês Scott Henry no ‘play-off’ numa prova ensombrada pela morte do caddie, MacGregor.
O ‘Madeira Islands Open’ é o torneio mais importante do Challenge Tour de 2015.
Trata-se da segunda divisão do golfe europeu e, este ano, o open oferece 600 mil euros em prémios.
Ricardo Melo Gouveia e Pedro Figueiredo são os únicos portugueses com o estatuto de membros efectivos do circuito europeu, embora possa haver outros jogadores nacionais a conseguirem convites para a alguns torneios, designadamente Gonçalo Pinto, que em 2014 disputou 7 torneios do Challenge Tour e 2 do European Tour.