A Galeria de Arte da Escola Secundária de Francisco Franco tem patente no primeiro piso até 17 de abril a exposição “Projeto de transPLANTE” da autoria de Paulo Sérgio BEJu, que presentifica uma série de elementos formais que pretendem levar o espectador a uma interação com o artista, através da memória e do jogo emotivo que estes sugerem.
De acordo com Paulo Sérgio BEJu, “o que me move como artista em cada projeto é o POEMA DA RESPIRAÇAO, face à morte. Inicialmente, surgiu a palavra MEDO a figurar no espaço expositivo, depois as imagens tiraram lugar à palavra e o medo ficou implícito. Os desenhos são o CANSAÇO, a REPETIÇÃO e, em simultâneo, o AMOR. A condição de ilhéu será sempre um lugar incomum e, nesse contexto, surge a palavra JARDIM. A leitura poderá ser múltipla e muito particular. A conceção formal dum jardim, foi o motivo que determinou a peça sagração, instalação patente na exposição. O artista será sempre um transplantador, pois o ato de transplantar é “arrancar de um lugar e plantar noutro”, refere.
No “projeto de transPLANTE”, explica Paulo Sérgio Bejú, “a linha, a mancha e os signos, simulam narrativas, sediadas no ato performativo do autor, através do traço contínuo, «fabril», ordenado sobre a superfície do papel. O papel faz-se interface cutânea para enfatizar o toque do Eu sobre o Outro. Cada desenho é um órgão que corporiza a exposição, súmula e reflexo de uma linguagem de exaustão do próprio corpo do artista. Alguns trabalhos escondem-se na citação, como resposta a uma aparente falência criativa, resultando a confluência de várias personagens: Van Gogh, Monnet, Goya, talvez Turner, talvez Frida e, numa fase posterior, quando das composições fotográficas de expressão surrealista, Magritte.
Filipa Venâncio, coordenadora da Galeria de Arte Francisco Franco, refere que “o projeto transPLANTE consiste numa instalação que dialoga com o espaço da galeria onde domina o DESENHO – a caneta sobre papel e com sal sobre o chão”.
A Galeria de Arte está aberta todas as manhãs (10:15 – 11:15 horas); todas as tardes (15:15 – 16:15 horas) e todas as terças (11:45 – 13:15 horas).