Plataforma ‘Node.js’ discutida amanhã na UMa

nodejs_logo_greenNode.js é o tema da palestra que vai ser ministrada por Pedro Teixeira no próximo dia 25 de Fevereiro, pelas 14h30, na Classroom do Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI).

Nesta palestra, de entrada livre, serão analisados os motivos que tornam o ‘Node.js’ uma grande plataforma, os seus principais ‘user cases’, as empresas que usam o ‘node.js’ e a comunidade à volta desta plataforma.

Desde que surgiu em 2009 o ‘Node.js’ tem tido um crescimento sem precedentes e tem sido fortemente adoptado pela indústria de software.

O ‘JavaScript’ está no caminho da dominação do mundo, sendo a linguagem de interfaces do utilizador, bases de dados, entre outros.

O que é ‘Node.js?’

É uma plataforma construída sobre o motor ‘JavaScript’ do ‘Google Chrome’ para facilmente construir aplicações de rede rápidas e escaláveis.

‘Node.js’ usa um modelo de I/O direccionado a evento não bloqueante que o torna leve e eficiente, ideal para aplicações em tempo real com troca intensa de dados através de dispositivos distribuídos.

Na ‘JSConf 2009 Europeia’, um programador jovem chamado Ryan Dahl, apresentou um projecto no qual estava a trabalhar. Este projecto era uma plataforma que combinava a máquina virtual ‘JavaScript V8’ da ‘Google’ e um laço de eventos.

Aproveitando o poder e a simplicidade do ‘Javascript’, isso tornou tarefas difíceis em tarefas fáceis.

Desde a altura em foi aplaudido de pé no final do seu discurso, o projecto de Dahl tem recebido uma popularidade e uma aprovação sem precedentes.