“Google Earth na Sala de Aula” lança um novo recurso cartográfico que ajuda a explicar um pouco sobre essa catástrofe de 20 de fevereiro de 2010

Luís Correia Antunes
Na semana que faz 5 anos do aluvião da Madeira de 20 de Fevereiro, o projeto “Google Earth na Sala de Aula” lança um novo recurso cartográfico que ajuda a explicar um pouco sobre essa catástrofe. O mapa “Ribeiras e recursos hídricos da RAM” foi criado com base nos dados geográficos do Instituto do Ambiente (Atlas Digital do Ambiente) e é constituído pelos seguintes temas (cada um com a sua pasta de arquivo): Ribeiras Principais, Ribeiras Secundárias, Bacias Hidrográficas e Hidrografia Subterrânea. Este novo recurso pode ser espacialmente cruzado com outros mapas do projeto como as “Levadas da Madeira” (http://goo.gl/mvEvd3), “Carta Geológica da Madeira” (http://goo.gl/DlvJ0w) ou ainda os “Limites Administrativos da RAM (com Censos demográficos entre 1864 – 2011)” (http://goo.gl/tPFa1p). Aproveite ainda a ferramenta de “mostrar perfil” para ajudar na caracterização da topografia de cada uma das bacias e ribeiras e uso o comando “Enquadramento Visual” para saber qual a visibilidade de cada um dos pontos desta ilha.
Descarregue gratuitamente o mapa em http://goo.gl/xcnjfS e desfrute de mais este recurso, partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade.
Acompanhe a publicação de novos mapas:
– fazendo “Like” em http://goo.gl/7WlyAf
– através do canal do YouTube http://goo.gl/gUZTOi