Exposição “Democratização em Portugal: de Abril de 1974 a 1976”

No dia 24 de abril, foi inaugurada na ESJM a exposição intitulada Democratização em Portugal: de Abril de 1974 a 1976, que contou com a presença do Diretor Regional da Juventude, André Alves.

Esta exposição, dirigida a toda  comunidade escolar, está patente no edifício principal (Biblioteca e 3º andar). A iniciativa partiu do Grupo disciplinar de História e insere-se no âmbito da comemoração dos 50 anos da Revolução de Abril.

Segundo refere a Delegada do Grupo de História, Isabel Queirós, o 25 de Abril foi um momento marcante para a democracia portuguesa. Simboliza o início de um caminho de profundas transformações políticas, económicas, sociais e culturais. O golpe militar conduzido pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) pôs termo ao regime autoritário do Estado Novo, abrindo caminho para a democratização, resolução do problema da guerra colonial e para o desenvolvimento do país, com a implementação do programa dos 3D: democratizar, descolonizar e desenvolver.

O início do  processo de democratização revelou-se conturbado e o período pós-revolucionário  foi marcado pelo clima de tensão e instabilidade política, que se traduziram na existência de seis governos provisórios, entre maio de 1974 e julho de 1976.

A baliza temporal da exposição caracteriza  o período desde o Golpe do 25 de  Abril  até às eleições para os diversos órgãos de soberania, realizadas em 1976, após a aprovação da Constituição da República, em abril do mesmo ano. O processo de democratização consolidou-se transformando Portugal num Estado democrático e pluripartidário, garante dos direitos e das liberdades fundamentais dos cidadãos.