Exploração de truta vai surgir no Santo da Serra

truta
Empresa vai produzir truta desta espécie (arco-iris). foto retirada do site escola.britannica.com.br.

A empresa ‘VerdeVertente’ vai explorar uma Truticultura –Parque de Pesca denominada “Percurso de Pesca Lúdico/Turística VerdeVertente”, destinada à estabulação de truta arco-íris (Onchorynchus mykiss), numa quantidade de 10.000 Kg por ano.

A truta arco-íris é muito procurada pelos praticantes da pesca desportiva.

A unidade irá surgir num prédio rústico localizado no Lombo das Raízes, de que é arrendatária a empresa, sito na freguesia de Santo António da Serra, concelho de Santa Cruz.

A autorização já foi concedida pela Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada.

As instalações e funcionamento desta Truticultura –Parque de Pesca ficam sujeitos à fiscalização da Direção Regional de Florestas e Conservação da Natureza.

As utilizações do domínio hídrico, designadamente captação de água, rejeição de água residual e quaisquer obras a executar nas margens da Ribeira Primeira, estão sujeitas a títulos de utilização.

Em caso de captação de água na Ribeira Primeira, a tubagem não pode ser colocada no seio do povoamento florestal do Perímetro Florestal das Serras do Poiso.

Só podem ser mantidos e comercializados nesta piscicultura exemplares de truta arco-íris.

O projeto a implementar tem de obedecer rigorosamente ao que foi apresentado e aprovado, e não pode ser alterado sem prévia autorização da Direção Regional de Florestas e Conservação da Natureza.

Em caso de cedência ou transmissão dos direitos e obrigações decorrentes da presente autorização, o cedente ou transmitente fica obrigado a comunicar no prazo de 30 dias por escrito o facto à Direção Regional de Florestas e Conservação da Natureza.

O não cumprimento de qualquer das obrigações mencionadas nos números anteriores pode constituir causa de revogação da presente autorização e consequente encerramento das instalações, sem direito a qualquer indemnização.