
O SESARAM rejeitou esta terça-feira as alegações de desinvestimento ou de intenção de desmantelamento do Serviço de Transporte Não Urgente de Doentes, garantindo que tem vindo a reforçar a capacidade operacional deste serviço através da renovação da frota, da contratação de profissionais e da modernização dos processos.
Em comunicado, o Serviço Regional de Saúde refere que assegura, em média, cerca de 19.500 transportes de doentes não urgentes por mês, o equivalente a aproximadamente 650 transportes diários, realizados com recurso a meios próprios e a prestadores externos contratualizados.
No que respeita à frota, o SESARAM adianta que adquiriu três novas ambulâncias nos últimos dois anos (duas em 2024 e uma em 2025) e que está em curso o procedimento para a compra de mais oito viaturas.
A entidade acrescenta que estão previstas novas admissões de tripulantes de ambulância e que se encontram a ser analisadas soluções de mobilidade interna, com vista ao reforço contínuo da capacidade operacional das equipas.
O SESARAM informa ainda que está em fase de consulta preliminar a aquisição de uma plataforma digital para a gestão do transporte não urgente, destinada a otimizar os agendamentos, monitorizar rotas e agilizar os pagamentos aos prestadores externos.
Relativamente aos pedidos de transporte associados às altas hospitalares, o Serviço Regional de Saúde assegura que estes são efetuados com a maior brevidade possível, de acordo com a disponibilidade operacional existente.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




