Conservatório com 77 jovens concorrentes no Concurso Nacional de Música Luiz Peter Clode

O Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode realiza, entre os dias 4 e 9 de Maio, a 19.ª edição do Concurso Nacional de Música Luiz Peter Clode (CNMLPC), reunindo 77 concorrentes, numa iniciativa que volta a posicionar a Madeira como palco de referência para a descoberta e valorização de jovens talentos musicais.

A edição deste ano distribui-se por várias áreas e níveis competitivos, abrangendo modalidades de composição, interpretação e música de conjunto, refere uma informação desta escola de ensino artístico. Entre as áreas a concurso encontram-se provas de solista em piano, violino e canto, bem como música de câmara, com formações como piano a quatro mãos, quinteto de sopros, duos de violinos, piano e violoncelo, e piano com fagote.

O concurso integra ainda a vertente de música moderna, através de um grupo de Combo Jazz, e a modalidade de concerto, contemplando instrumentos como braguinha, violoncelo, violino, flauta transversal, fagote, trombone, oboé, tuba e eufónio. O concurso culmina com  Concerto dos Laureados, a ter lugar no próximo dia 10 de Maio, na Assembleia Legisativa da Madeira. A entrada é livre, mediante disponibilidade da sala.

Ao longo de quase duas décadas, o Concurso Nacional de Música Luiz Peter Clode tem vindo a consolidar a sua relevância no panorama do ensino artístico em Portugal, afirmando-se como espaço de reconhecimento, experiência performativa e projecção para novas gerações de músicos.

Deste modo, o CNMLPC assume-se como uma plataforma de promoção da excelência artística, distinguindo jovens intérpretes e compositores e incentivando percursos de formação e desenvolvimento musical. Entre os principais objetivos do concurso destacam-se a valorização do ensino das artes na formação integral de crianças e jovens, o estímulo a futuras carreiras artísticas e o reforço da ligação entre o Conservatório e os seus recém-formados.

A edição do corrente ano distribui-se por várias categorias e níveis competitivos. Na categoria Jovens Talentos/Conservatório d’Ouro, participam três concorrentes: um em Composição e dois em Interpretação, nas áreas de Piano e Trompa.

Na categoria Nova Geração, registam-se 74 participantes, distribuídos por diferentes modalidades: 24 alunos em Solista Piano, 7 em Solista Violino, 13 em Solista Canto, além de 5 grupos de Música de Câmara, que integram 13 alunos em formações como piano a quatro mãos, quinteto de sopros, duos de violinos, piano e violoncelo, e piano com fagote.

A vertente de Música Moderna / Combo Jazz contará com um grupo de 6 alunos, enquanto a categoria Concerto reúne 11 participantes em instrumentos como braguinha, violoncelo, violino, flauta transversal, fagote, trombone, oboé, tuba e eufónio.

O CNMLPC conta com o apoio da Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, entidade gestora da Orquestra Clássica da Madeira, que permitirá selecionar alguns laureados para futuras apresentações a solo com formações da orquestra. A associação colaborará ainda através da integração de músicos da Orquestra no painel de jurados.

A iniciativa recebe igualmente o apoio da Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira, responsável pela atribuição de prémios monetários aos melhores intérpretes de obras de compositores portugueses, bem como do Madeira Shopping, que assegura prémios em material didáctico destinados aos concorrentes dos níveis infantis.

A organização do Concurso é da responsabilidade de uma equipa constituída pelo Diretor de Serviços de Produção e Cursos Livres, Virgílio Caldeira e pela Diretora do Curso Profissional de Instrumentista (CPI) Cristina Pliousnina, com a supervisão do Director Pedagógico, Rui Rodrigues.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.