A ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação – e a Invest Madeira fazem um balanço positivo da sua participação na Oceanology International 2026, um dos mais prestigiados eventos internacionais dedicados às tecnologias e à sensorização do oceano.
A presença das duas entidades teve como principal objetivo promover a Região Autónoma da Madeira como uma plataforma estratégica para a investigação e o desenvolvimento no domínio da economia.
Ao longo do evento, foram estabelecidos diversos contactos com empresas internacionais, algumas das quais manifestaram interesse em expandir a sua presença na Europa. Neste contexto, a Madeira destacou-se como uma porta de entrada particularmente atractiva, não só pela sua localização geoestratégica, mas também pela sua infraestrutura tecnológica oceânica, estabilidade institucional e enquadramento fiscal competitivo.
O stand da ARDITI evidenciou-se pela proposta de valor acrescentado, assente no pioneirismo da iniciativa de constituir uma Zona Livre Tecnológica para o Oceano Profundo, um investimento de 20 milhões de euros financiado pelo PRR, uma estratégia elogiada pelo Comissário Europeu designado para as Pescas e Oceanos, Costas Kadis, por ocasião da sua visita.
Paralelamente, a Invest Madeira realizou reuniões estratégicas durante o evento, inclusive com a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal – na delegação de Londres, com o objectivo de reforçar sinergias institucionais e potenciar a projeção internacional da Madeira junto de investidores estrangeiros. O encontro permitiu alinhar estratégias de promoção externa e consolidar a posição da Região como um hub tecnológico emergente, com condições competitivas e sustentáveis para o investimento, refere uma nota de imprensa.
A complementaridade entre a acção da Invest Madeira na captação de investimento e o papel da ARDITI, através da sua capacidade científica e tecnológica, tem sido determinante para alavancar a economia azul na Madeira.
Esta dupla de agências regionais continuará a desenvolver contactos subsequentes com as entidades que manifestaram interesse, com vista à conversão destas interações em projectos concretos de investimento, investigação e desenvolvimento na Região Autónoma da Madeira.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






