O grupo parlamentar do PSD apresentou hoje um Projecto de Decreto Legislativo Regional que procede à revisão do regime do Direito de Iniciativa Legislativa dos Cidadãos Eleitores da Região Autónoma da Madeira, visando reforçar os mecanismos de participação cívica no processo legislativo regional.
Em declarações à comunicação social, o deputado Bruno Macedo frisou que esta iniciativa surge num momento particularmente simbólico para a Região. “No ano em que se assinalam os cinquenta anos da Autonomia, torna-se especialmente oportuno atualizar alguns dos instrumentos jurídicos que estruturam o funcionamento da democracia autonómica”.
De acordo com o parlamentar social-democrata, a proposta apresentada visa “reforçar a participação democrática dos cidadãos madeirenses, consolidando e valorizando o direito de participação direta na produção legislativa regional, permitindo que propostas nascidas na sociedade civil possam chegar ao Parlamento”.
O diploma procede igualmente à clarificação e modernização do regime actualmente em vigor, definindo com maior rigor o enquadramento da iniciativa legislativa de cidadãos e eliminando ambiguidades que dificultam a sua aplicação prática. “Pretendemos tornar o procedimento mais claro, mais transparente e juridicamente mais consistente”, referiu Bruno Macedo.
Entre as alterações previstas, destaca-se ainda a definição de regras mais precisas para a apresentação das iniciativas por grupos de cidadãos, a garantia de um papel formal dos proponentes no acompanhamento parlamentar das propostas e a plena integração destas iniciativas no processo legislativo regional.
O deputado disse que a proposta salvaguarda plenamente o enquadramento constitucional e estatutário, estabelecendo limites claros às matérias susceptíveis de iniciativa legislativa por parte dos cidadãos e assegurando o respeito pelas competências próprias dos órgãos legislativos.
“Com este diploma reforçamos a transparência, a previsibilidade e a abertura do processo legislativo regional, aproximando os cidadãos das instituições e aprofundando a qualidade da democracia autonómica”, declarou.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






