Irene Lucília Andrade vai lançar livro com textos publicados no FN

A escritora e poetisa Irene Lucília Andrade vai lançar em breve uma colectânea de textos seus, publicados ao longo dos anos no Funchal Notícias, na qualidade de nossa colaboradora na rubrica “Fórum”, onde se agrupam geralmente as nossas colaborações de carácter opinativo ou literário.

“A Palavra Que Me Deram” é como se intitula o livro, que será apresentado na próxima quarta-feira, dia 4 de Março, na Universidade da Madeira, às 18 horas, na Sala do Senado, Campus da Penteada. A apresentação estará a cargo da professora universitária Leonor Martins Coelho.

Irene Lucília Andrade é uma voz bem conhecida na literatura insular. Natural do Funchal, licenciou-se em Pintura pela ESBAL em 1968. Tem publicados diversos livros e tem também textos inclusos em diversas colectâneas, algumas bilingues. O conteúdo da revista MARGEM2, nº 26, editada pela CMF, foi-lhe inteiramente dedicado. A orientação esteve a cargo da docente da UMa, Leonor Martins Coelho. A sua obra está digitalizada no volume I da Biblioteca do Centro de Estudos de História do Atlântico, com coordenação a cargo de Ana Kauppila e Graça Alves.

Como refere uma sua apresentação neste novo livro, textos para o público infantil, alguns em suportes musicais e discos compactos com poesia dita, fazem parte da sua produção. Tem ainda publicações em jornais, revistas e livros pedagógicos.

Publicou “Hora Imóvel” (Lisboa, 1969, prémio do antigo SNI); “O Pé dentro d’Água”, Funchal, 1980; “Ilha que é Gente”, Funchal, 1986; “A mão que amansa os Frutos”, Funchal, 1991; “Estrada de um Dia Só”, Lisboa, 1995, “Protesto e Canto de Atena”, Leiria, 2001, “Água de Mel e Manacá”, Porto, 2002, “Os Sons Atrás do Mar” (disco compacto, 2007). Isto, na poesia.

Na área da prosa, publicou “Angélica e a sua Espécie”, Ponta Delgada, Açores, 1993; “Porque me Lembrei dos Cisnes”, Leiria, 2002; “A Penteada e o Fim do Caminho”, Leiria, 2004, “Crónica Breve da Cidade Anónima – À Hora do Tordo, 2008 (Funchal, 500 Anos). E ainda “Da Fábula… ao Mote”, Vila Nova de Gaia, 2011, “Um Lugar para os Dias”, Lisboa, 2013, “Sete Pássaros sobre a Laguna”, Lisboa, 2020, o “Inevitável Regresso dos Pássaros”, Lisboa, 2023, “Escrito a Pedra e Ínsulas… entre Funchal e Veneza”, Lisboa, 2024.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.