Os membros eleitos pelo PSD fizeram, ontem, várias recomendações ao Executivo Municipal, no que concerne ao destino a ser dado ao saldo de gerência de mais de três milhões de euros, apurado no ano 2025, durante a reunião da Assembleia Municipal de Machico.
Os social-democratas consideram que o Executivo Municipal, embora estando na posse de valores elevados que transitaram para o presente ano de 2026, acaba por não ter capacidade de corresponder às reais necessidades, num concelho que está descurado e que apresenta falta de manutenção em todas as suas vertentes, nomeadamente nas acessibilidades, pavimentos, arruamentos e edifícios, entre outros. Aliás, sublinham, não se entende que existindo uma verba tão avultada, as opções do Executivo passem simplesmente por não executar nada, deixando o concelho a sofrer uma degradação em todas as frentes, referem.
Para além do saldo de gerência, o Executivo propôs a alteração da finalidade de um empréstimo aprovado em Assembleia Municipal, para fresagem e asfaltagem das estradas, reconhecendo o mau projecto feito e aprovado em 2024 e que mereceu, à data, o voto contra do PSD, por considerar que as obras de manutenção do Município deveriam ser feitas com as receitas que os Munícipes de Machico pagam, nomeadamente verbas do IUC, e não hipotecar um Município com um empréstimo de 20 anos em obras de manutenção.
Os membros da Assembleia Municipal consideram que a alteração da finalidade do empréstimo deveria ser canalizada para a resolução do problema da Estrada da Queimada, situação essa que tem colocado muitos constrangimentos à população desde o seu encerramento, tendo sido esta uma das questões defendidas nesta reunião.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







