Capitania divulga aviso de agitação marítima forte

A Capitania do Porto do Funchal veio informar ter sido recebida do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima, até às 1800 horas locais de 11 de Fevereiro, referente ao arquipélago da Madeira.

O vento deverá soprar de Ocidente, bonançoso (12 a 19km/h) a moderado (20 a 30km/h), tornando-se temporariamente variável fraco (07 a 11km/h) a bonançoso (12 a 19km/h) durante a noite, tornando-se de Oes-Sudoeste bonançoso (12 a 19km/h) a moderado (20 a 30km/h) a partir do início da manhã, por vezes fresco (31 a 39km/h) durante a tarde.

A visibilidade será boa a moderada.

Quanto à ondulação, na costa norte as ondas virão de Noroeste com 2 m a 3 metros, aumentando para 3 a 4 metros a partir do final da manhã.

Na costa Sul, as ondas virão de Sudoeste com 1 a 2 metros, sendo 2 a 3,5 m na parte Oeste.

Assim, recomenda-se a toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras, nomeadamente:
– Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
– Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de protecção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;
– Não praticar a actividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.