Mostra da criatividade dos projetos na Escola Jaime Moniz

A Escola Secundária Jaime Moniz,  através da Coordenação das Atividades de Complemento e Enriquecimento Curricular, promoveu, esta manhã, a ExpoLiceu 25-26 – IV Mostra dos Clubes, Grupos e Projetos, no pátio da instituição. Este espaço tornou-se no ponto de encontro de partilhas e de divulgação da diversidade e riqueza das atividades extracurriculares que os estudantes têm à sua disposição ao longo do ano letivo, para além do chamado currículo formal.

Com a colaboração ativa da Associação de Estudantes da ESJM, o evento assumiu um caráter digital, de projeção das inúmeras dimensões de cada projeto, mas também físico, através de um diálogo entre os coordenadores dos projetos e os alunos sobre a natureza das ações a desenvolver e o horário de funcionamento. Temas diversos e desafiantes como a robótica, o voluntariado, a viagem, a interculturalidade, a dança, o teatro e a música, entre outros, serviram de ponto de partida para conversas animadas e úteis sobre a participação dos discentes em atividades de enriquecimento curricular que concorrem para alargar os horizontes dos jovens. Por exemplo, uma possível viagem a Berlim  poderá ser o catalisador para uma expressão artística por revelar, ou então, a participação numa representação dramática. Os desafios que se colocam são apaixonantes e esta mostra, dinamizada por Teresa Almeida e Carla Rodrigues, teve por objetivo dar a conhecer a diversidade de projetos que se oferecem ao aluno.

Uma nota de relevo ainda para a interação com as tecnologias. Após a visita aos stands dos vários projetos, seguiu-se um momento pedagógico útil de testar conhecimentos através do preenchimento de um questionário on line para consolidar aprendizagens, com direito a prémio no final. Momentos de estímulo para conhecer a diversidade cultural da ESJM, sempre a par dos acontecimentos e temáticas que marcam o século XXI.

 


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.