Bicentenário da Travessia da Restauration celebra ligação histórica entre a Madeira e a Noruega

O Bicentenário da Travessia da embarcação Restauration, iniciativa promovida pela Universidade da Madeira, em parceria com a Embaixada da Noruega, a Slow Food de Bergen, a Cátedra UNESCO do Património Cultural Imaterial da Universidade de Évora, IVBAM, Blandys eThe Views Hotels, entre muitas outras entidades, celebra, não apenas uma ligação histórica entre a Madeira e a Noruega, mas também valores como a hospitalidade, o património vitivinícola e a sustentabilidade — princípios que se alinham com a identidade e missão turística da Ilha.

No dia 30 de julho, estão previstas duas mostras gastronómicas madeirense-norueguesas: às 12:30 no Porto do Funchal e às 19:30 no Colégio dos Jesuítas.

Ambas contam com a participação do Chef Bjarte Finne, figura destacada da gastronomia na Noruega, membro ativo do movimento Slow Food e embaixador de Bergen – Cidade Criativa da Gastronomia da UNESCO.

Além do Encontro Internacional agendado para o dia 30 de julho na Reitoria da Universidade da Madeira, destacam-se ainda as visitas guiadas às vinhas tradicionais da costa norte e sul da ilha, que assinalam o arranque do projeto HeViTOUR MAD, centrado na valorização da viticultura heroica da Madeira. Tendo esta candidatado as Tradições do Vinho Madeira à distinção de Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Trata-se de uma abordagem inovadora, designada por turismo regenerativo integrado, que visa canalizar o crescente fluxo de visitantes da Madeira para o apoio direto aos pequenos viticultores, contribuindo para a preservação da atividade agrícola e do território.

Mais informações sobre este projeto na página da candidatura do Vinho Madeira a Património Cultural Imaterial da Humanidade, onde o HeViTOUR integra o plano de salvaguarda associado: https://vinhomadeira.web.uma.pt/apoiar-os-viticultores/


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.