Projeto sobre Baía de Câmara de Lobos ganha menção honrosa no Archiprix Portugal

A Universidade de Évora voltou a destacar-se no panorama nacional do ensino da Arquitetura ao ver três dos seus diplomados distinguidos na edição de 2025 do Prémio Archiprix Portugal, que reconhece anualmente os melhores trabalhos finais de mestrado desenvolvidos em instituições de ensino superior portuguesas.

Marta Gouveia, estudante do programa de mestrado integrado em Arquitetura da Universidade de Évora, foi a grande vencedora desta edição, tornando-se na segunda diplomada consecutiva da UÉvora a conquistar a distinção máxima do prémio, feito que atesta a qualidade e consistência do ensino promovido pelo Departamento de Arquitetura da Escola de Artes.

A excelência dos trabalhos desenvolvidos no Mestrado Integrado em Arquitetura da UÉvora foi também reconhecida através das Menções Honrosas atribuídas a Tonny Marques e Cláudia Batista, ambos diplomados da mesma instituição.

No caso de Tonny Marques, o projeto intitulado “Memória do Mar: Proposta de requalificação da Baía de Câmara de Lobos” foca-se na reconstrução da memória coletiva associada à atividade piscatória na ilha da Madeira. A partir de uma leitura geográfica e histórica, o autor propôs a devolução simbólica e funcional da lota à comunidade local, criando um espaço catalisador da identidade territorial. “Este reconhecimento foi para mim um momento muito especial, que validou o esforço e o trabalho desenvolvidos ao longo do curso”, partilhou Tonny, sublinhando que a distinção constitui “um incentivo para continuar a crescer profissional e pessoalmente”.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.