Rui Marote
O Estepilha faz uma “adenda” para elucidar os leitores e completar as histórias que ontem contou sobre o hotel Nova Avenida. Antes de o local do actual Conservatório ser o “The New Avenue Hotel”, neste local funcionou o Casino Monumental, em 1936. O prédio foi sujeito a obras de ampliação para servir de hotel. O “The New Avenue Hotel” abriu portas depois da II Guerra Mundial, na retoma turística da cidade do Funchal, em 1949. Os anos 50 e 60 foram os seus anos de ouro, no movimento de turistas, rivalizando com outros importantes hotéis nos arredores como o Hotel Savoy, o Hotel Reid´s e o Hotel Miramar.
Entretanto, em Dezembro de 1965 nasceria na cave do hotel Nova Avenida o Gemini Club, aquela que foi uma das primeiras discotecas em Portugal.
Começava no Funchal um novo conceito de animação com o chamado “disc jockey” residente em vez de música ao vivo. Os discos lançados na Inglaterra, os mais recentes e aplaudidos das grandes estrelas da música, chegavam ao Gemini Club em poucos dias. Muitos estrangeiros famosos do cinema e da música passaram pelo Gemini Club. Entre eles Cliff Richard e Sandie Shaw, a vencedora do Festival da Canção da Eurovisão de 1967. O hotel Avenida encerrou portas no inicio da década de 70.
Em 1946, por iniciativa do Engº Luiz Peter Clode, nasceu a Academia de Música da Madeira mais tarde denominada Academia de Música e Belas Artes da Madeira.
Esta instituição abriu portas a várias formas de arte, promovendo o gosto artístico e formando profissionais nas áreas ministradas. Em 1977, a Academia tornou-se Conservatório de Música da Madeira, e a instituição transformou-se numa Escola Secundária do Ensino Artístico. Em Março de 2000 foi criada uma nova estrutura para responder à necessidade de formação profissional nas artes performativas. Surgiu assim o Conservatório das Artes da Madeira. Em 2004, o Conservatório adoptou o nome do seu fundador, Engº Luis Peter Clode.
O projecto 2.8 “Adaptação da Quinta das Angústias a serviços da presidência” envolveu obras já programadas (estudo incluído) para grande beneficiação e adaptação a estes serviços do prédio urbano e seu logradouro da Quinta das Angústias, património do Governo Central cuja utilização foi afecta ao Governo Regional e de que resultou a transferência do Conservatório de Musica da Madeira, que aí funcionava para outro edifício (ex-Hotel Nova Avenida, também património do Governo).
Quanto à Quinta que hoje é sede da presidência do GR, tem um jardim vegetativamente bastante rico constituindo uma zona verde de interesse ,em continuação do parque da cidade (resolução 2/82M de 21 de Dezembro, que aprova a proposta de orçamento da Região Autónoma da Madeira para 1982 e o plano a médio prazo 1981-1984).
Aqui fica a história restante.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





