Renascer das cinzas [vídeo]

Em Agosto de 2010, um violento incêndio, com origem criminosa, iniciado numa área de eucaliptal, entre Santo António e o Curral das Freiras, subiu as escarpas e arrasou cerca de 8000 hectares das serras da Madeira, com especial gravidade no sector oriental do Maciço Montanhoso Central.

As plantações de espécies endémicas e nativas que a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal estava a realizar, desde Outubro de 2001, no Parque Ecológico do Funchal, entre os 1700 e 1800 metros de altitude, e no Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha (1500 – 1600 metros de altitude), desde Outubro de 2005, foram quase totalmente destruídas.

Na última semana de Agosto de 2010, os voluntários da AAPEC iniciaram o corte das árvores e arbustos queimados, utilizando a lenha na armação do terreno com o objetivo de minimizar a erosão nas primeiras chuvas outonais. O projeto OÁSIS NO DESERTO DE MONTANHA, iniciado em 2001, passou a designar-se RENASCER DAS CINZAS.

Em Janeiro de 2011 semeámos e plantámos os primeiros arbustos. Com sacrifício e persistência, muitas vezes enfrentando incompreensões e insultos, continuámos o trabalho com o objetivo de contribuir para a restauração do habitat do quarto andar fitoclimático da Ilha da Madeira.

A próxima jornada de trabalho no Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha, dedicada à colheita das uvas-da-serra – frutos dos arbustos endémicos (Vaccinium padifolium) plantados após o fogo – e à erradicação de carqueja (tojo) e giesta, está programada para o dia 7 de Setembro.

Durante e após o recente incêndio, temos ouvido e lido, à semelhança do que aconteceu em Agosto de 2010, as opiniões de especialistas sobre as causas dos fogos e o que fazer após a passagem do lume. Na AAPEG tivemos o cuidado de ouvir os gemidos da Ilha e de trabalhar para minimizar o seu sofrimento. Vamos continuar!

Para quem não tiver oportunidade ou vontade de subir à montanha para colaborar no interminável trabalho de restauração do ecossistema do Maciço Montanhoso Central, sugiro o visionamento do segundo episódio da série ALERTA VERDE, da autoria do jornalista Leonel de Freitas, exibido na RTP Madeira, a 1 de Novembro de 2017.

Texto por: Raimundo Quintal


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.