PAN propõe “Provedoria da Igualdade de Género”

O PAN Madeira, através da candidatura “Força da Natureza”, encabeçada por Mónica Freitas, andou hoje em campanha nas zonas altas da Ribeira Brava. Hoje o tema foi a igualdade de género e a luta contra a discriminação.

O PAN diz-se “comprometido com o real cumprimento dos valores da igualdade, da paridade e onde o género, a orientação sexual e onde outro qualquer factor inerente à condição humana não possa ser um elemento discriminatório no acesso ao trabalho, à saúde ou qualquer outro sector da sociedade”.

“Para o Partido e na região, falta ainda cumprir e desenvolver as questões de igualdade de género. Falar deste tópico, apesar de ter sido já mais difícil no passado, é algo que as pessoas ainda têm resistência e décadas de normalização da estigmatização, da superioridade de uns sobre os outros, de credos e políticas raquíticas na defesa destes valores faz com que apenas o PAN esteja efectivamente preparado para dar o devido respeito a cada indivíduo”, assevera este partido, pela voz da candidata Mónica Freitas.

O PAN defende o aumento do financiamento às associações que trabalham a temática da igualdade de género.

“Comprometemo-nos também com a criação da Provedoria da Igualdade de Género, um órgão independente sob a tutela da Assembleia Legislativa que legitime as questões e providencie um trabalho focado”.

“Finalmente e entre várias outras medidas, defendemos que em cada estabelecimento de ensino exista uma Casa de Banho/Balneário privado e individual em cada andar, sem género, para que nenhum aluno/a inseguro/a tenha que se expor à estigmatização dos colegas em balneários partilhados”.