Bodas de prata das atividades extracurriculares do “Liceu” celebradas com criatividade e inovação

Música, dramatização, dança, memórias, testemunhos e muita festa. Foi assim a sessão inaugural da XXV Semana dos Clubes, Grupos e Projetos da Escola Secundária Jaime Moniz, na manhã de hoje, uma verdadeira demonstração de talentos da comunidade educativa, numa cerimónia presidida pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, bem como pela presença do secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, entre outras entidades. A comunidade educativa deu as mãos, mostrou brios e deu corpo a um espetáculo memorável, com lugar de topo para a poesia, a expressão corporal e a dramatização.

São 25 anos a promover a criatividade e a linguagem da inovação dos alunos, nos formatos essencialmente dramáticos e musicais, pela mão das atividades extracurriculares. Por isso, a homenagem prestada às coordenadoras Conceição Freitas, Elisabete Cró, Fátima Marques, Vanda Martins, Cecília Ferreira, Celina Gomes e Maria da Fonte, numa percurso de incentivo aos discentes para a afirmação de competências cada vez mais válidas no quotidiano e que os levou a também obter destaque no panorama regional e nacional.

Endereçando os parabéns às atuais Coordenadoras das Atividades de Complemento e Enriquecimento Curricular, Teresa Almeida e Carla Rodrigues, a presidente do Conselho Executivo, que desde sempre acarinhou e incentivou estes projetos, citou Paulo Freire, no seu poema “A Escola”, para enfatizar o relevo destas atividades que concorrem para a amplitude intelectual da instituição: “A Escola não é apenas salas, quadros, programas, horários, conceitos, mas é sobretudo gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, que se conhece e se estima. Neste sentido, e aludindo ao lema da Semana – Escola é Família – Ana Isabel Freitas referiu que “A escola é, assim, um lugar onde todos devemos dar as mãos: os professores, os alunos, os pais/encarregados de educação e todos os que nela trabalham. A escolas é um lugar onde se “cuida” “.

Quanto ao lema do espetáculo de abertura – “De mãos dadas…” – a presidente do Conselho Executivo explicitou-o nestes termos: “As mãos simbolizam a nossa união, o nosso trabalho em equipa, realizado diariamente, com vista ao desenvolvimento dos nossos alunos nos diferentes domínios cognitivo, afetivo e social”. Uma declaração seguida do seu reconhecimento às coordenadoras que ao longo de 25 anos dinamizaram esta Semana cultural, algumas já aposentadas.

Também o presidente do Governo Regional foi recebido de forma artística, por uma equipa de alunos-mimos, tendo depois na sessão inaugural, aplaudo o mérito do “Liceu”, sobretudo dos professores, por ser uma escola virada não só para a educação formal mas também informal, com um pilar sólido nas atividades culturais de alargamento de horizontes dos alunos. É neste contexto que, Miguel de Albuquerque enquadrou também o sucesso das estatísticas do inquérito PISA que indica a liderança da Madeira na média de resultados da matemática e da literatura, entre outros domínios. Consequentemente, elogiou o trabalho das coordenadoras das atividades extracurriculares e apelou à expansão destes conhecimentos cada vez mais úteis na sociedade.

Através da dança, teatro, música, leitura e multimédia, o espetáculo “De mãos dadas…” celebrou esta relação essencial, explorando os diferentes laços que se formam entre alunos, pais, professores e comunidade escolar. Através da arte, o espetáculo proporcionou um diálogo construtivo sobre os desafios e oportunidades da educação no mundo contemporâneo, inspirando o público a procurar soluções para a construção de um futuro melhor para os jovens.

Merece também nota o testemunho dos alunos que fizeram parte desta história de 25 anos da Semana dos Clubes, Grupos e Projetos, partilhando as mais-valias obtidas nessa caminhada, hoje, quando adultos, profundamente reconhecidos. O vídeo apresentado também ilustrou bem a dinâmica de uma escola polifacetada, com as mensagens simbólicas dos alunos que muito enriqueceram este trabalho.

Como esta Semana é de festa, porque se assinalam 25 anos de atividades extracurriculares, não faltou o bolo de aniversário para completar a cerimónia inaugural, proporcionando uma salutar confraternização entre todos.

A Semana continua até 19 de abril, com um vasto programa de palestras, teatro, dança e talentos musicais, com realce para o concurso Vozes do Liceu.