O Governo Regional voltou hoje, por via da Secretaria Regional da Inclusão e Juventude, a salientar os indicadores positivos para a Região Autónoma da Madeira em termos de desemprego, “que contrastam com os dados do desemprego registado no resto do país”.
“No final de Janeiro de 2024, estavam inscritos no IEM 7.593 desempregados, correspondente a um decréscimo de 0,1% de inscritos face ao mês anterior. Em contraste com esta diminuição registada na Região, regista-se um aumento de 5,5% no país. Feitas as contas, a Madeira foi a única região a registar um decréscimo face a dezembro de 2023”, enaltece a Secretaria.
“Em termos homólogos (comparação com Janeiro de 2023) a Madeira volta a destacar-se claramente das demais como a região com a maior redução (-24,3%) do desemprego registado, seguida dos Açores (-12,9%). Contrariamente, todas as outras regiões registam aumentos homólogos, resultando num crescimento do desemprego de 4,0% para a média nacional”, refere a mesma informação.
Em Janeiro, comparativamente ao período homólogo, o número de colocações na RAM aumentou 17,5%, sendo também o melhor registo entre todas as regiões. Segue-se a região do Algarve com o segundo melhor registo (+14,3%). Em sentido contrário, a região dos Açores destaca-se pelo forte decréscimo no número de colocações (-40,1%).
O número de ofertas recebidas ao longo do mês foi muito superior ao mês de Dezembro de 2023 (+80,8%), sendo o resultado da RAM o segundo melhor de entre todas as regiões, muito superior à média nacional (25,1%), apenas atrás do Algarve (+190,1%).
Segundo as estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicadas no dia 7 de fevereiro, desde 2011 que a Região não fechava o ano com a média anual da taxa de desemprego tão baixa, situando-se nos 5.9%. Menos 0.6 pontos percentuais que a média registada no todo nacional (6.5%).
Este é “um novo registo histórico para a Madeira no que toca à média anual da taxa de desemprego e que revelam a trajetória ascendente no que concerne aos dados sobre emprego. Feitas as contas, a região contabiliza 129,4 mil pessoas empregadas o que revela um aumento de 4,5 mil pessoas empregadas face ao ano de 2022”.
Calculada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego é sempre relativa aos trimestres, enquanto que o desemprego registado é calculado, mensalmente, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e refere-se ao número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego do país.
“Nos dois indicadores, a Madeira apresenta uma trajectória positiva e de crescimento contínuo, indicativos da recuperação da economia regional e do dinamismo no mercado de trabalho, temos a economia a funcionar em pleno, em grande medida, pela resposta colectiva de manutenção e criação de novo emprego. Simultaneamente, iremos continuar a dar prioridade à concretização de medidas de apoio ao emprego e às empresas”, destaca a secretária regional com a tutela do Emprego, Ana Sousa.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




