O Museu de Arte Sacra do Funchal (MASF) vai abrir ao público, amanhã, dia 6 de Janeiro, um novo núcleo expositivo situado na Torre do edifício do Museu, que resulta da doação da colecção particular do bispo emérito D. Teodoro de Faria à Diocese do Funchal.
“Nesta exposição, colocam-se em evidência alguns dos aspectos histórico-artísticos dos ícones que, enquanto imagens sagradas, são símbolos da revelação do invisível, revestidas de profunda espiritualidade, sentido poético e litúrgico, que apelam à experiência da contemplação”, revela o MASF.
“O estudo, inventariação e divulgação desta colecção foi encetado em 2018, com a exposição temporária ICONE: Beleza e Mistério, realizada no MASF a propósito do Dia Nacional dos Bens Culturais”, acrescenta-se.
A mostra apresenta cerca de 50 ícones de um total de cerca de 100 obras, organizados em dois principais núcleos.
Todo o conjunto de obras expostas é datável entre o século XVIII e XX e segue a tradição figurativa e temática dos ícones orientais que, a partir de Bizâncio, se difundiu para outras latitudes – Grécia, Creta, oriente próximo, norte de África, Egipto e mundo eslavo – chegando à Rússia no século X onde, com o empenho inicial do Rei Vladimir, se fixou até aos dias de hoje, acrescenta o Museu.
A exposição teve curadoria de Martinho Mendes (CEHA-AV) e contou com a colaboração científica da investigadora e iconógrafa Irina Curto.
Este Núcleo ficará aberto ao público a partir do dia 8 de Janeiro, tendo as entradas para madeirenses um desconto de 50%, permitindo, ainda, uma visita a todo o Museu e uma vista deslumbrante sobre a cidade, sublinha o MASF-
“À volta deste Núcleo, serão organizadas visitas guiadas temáticas destinadas aos variados públicos, nomeadamente os grupos escolares e de catequese. Serão promovidas conversas e ateliês de pintura que introduzem as técnicas de pintura sobre madeira, não apenas a têmpera, mais associada à exposição temporária, como também a pintura a óleo existente nas coleções de longa duração no MASF. As Conversas com outros colecionadores de ícones no espaço regional, assim como o envolvimento da comunidade russa da Madeira, serão incentivados através de programa a ser divulgado brevemente”, conclui o MASF.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





